Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

“Não descarto voltar aos 70 anos, como Leonard Cohen”, diz o atualmente aposentado Michael Stipe, ex-R.E.M.

Músico disse ainda que o grupo teria sido muito melhor “com outro cantor”; banda anunciou o fim em 2011, após 15 discos lançados

Redação Publicado em 06/12/2013, às 12h39 - Atualizado às 13h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria: Michael Stipe - AP
Galeria: Michael Stipe - AP

Michael Stipe está aproveitando a aposentadoria. Dois anos após anunciar o fim do R.E.M., o vocalista não se vê de volta à música tão cedo, embora não descarte um retorno em um futuro distante. “Não descarto voltar [a tocar] aos 70”, disse ele à revista Icon, do jornal espanhol El País. “Como Leonard Cohen”, comparou.

Exclusivo: Por que o R.E.M. Acabou.

O músico se mudou para Berlim, onde leva a vida praticando outras expressões artísticas, algo que ele já fazia quando integrava a banda que vendeu, ao todo, 85 milhões de discos. Em outro trecho da entrevista, aliás, Stipe relembra que mesmo com o sucesso no mercado fonográfico, a voz dele era alvo de críticas. “Milhões de pessoas nunca suportaram o som da minha voz”, afirmou.

Stipe acredita que ele se tornou mais valorizado como compositor do que como músico. “Sempre achei que a banda teria sido melhor com outro cantor”, continuou ele. “Muitas vezes, quando cruzam comigo na rua, me dão um olhar matador, e continuam andando. É muito saudável.”

No perfil, o músico ainda comentou sobre a sexualidade dele. “Respeito a minha sexualidade”, diz. “Só digo que, desde que o mundo não é mais sexualmente binário, sinto-me muito mais à vontade.”

O R.E.M. chegou ao fim em 2011. Stipe, Peter Buck (guitarra) e Mike Mills (baixo) lançaram 15 discos juntos – o baterista Bill Berry (bateria) deixou o grupo em 1997. O mais recente álbum deles foi Collapse into Now, que chegou às lojas em 2011.