Fundador de uma das maiores festas do gênero no Reino Unido, Nathan Coles faleceu no último domingo, 12, segundo confirmado pela família
A comunidade da música eletrônica perdeu um grande representante no último domingo, 12. Isso porque, conforme confirmado pelos próprios filhos do artista nas redes sociais, o DJ de tech house Nathan Coles cometeu suicídio no final de semana, aos 52 anos (via NME).
Em uma publicação no Facebook, Fabian e Josh, os filhos de Nathan, confirmaram que o DJ britânico “estava lidando com uma grave crise de saúde mental” nos últimos tempos. Difícil de enfrentar, a situação “culminou com ele tirando a própria vida”.
+++LEIA MAIS: DJ Klean, brasileiro que fez remix funk de Rihanna, revela: 'Não sabia o que ia rolar'
Todos nós ainda estamos em choque e não podemos acreditar que ele realmente se foi. Mas, na realidade, ele nunca partiu. Através das muitas centenas, senão milhares, de vidas que ele tocou, ele viverá na memória como um dos personagens mais engraçados e gentis que agraciaram este planeta.”
Nascido em Londres, na Inglaterra, Nathan Coles fez seus primeiros trabalhos como DJ em festas e raves ilegais do Reino Unido, no começo dos anos 1990. “Ele era o melhor pai que eu, Josh ou Jack poderíamos ter pedido”, afirmou Fabian, ainda na publicação do Facebook.
+++LEIA MAIS: Conheça Wendy Carlos, a artista trans pioneira na música eletrônica
Nós nos sentimos sortudos por conhecê-lo há tanto tempo e, mesmo que apenas um pouco, tranquilos por saber que ele está livre de mais angústia mental", finalizaram os filhos do artista.
Grande nome do tech house, Nathan Coles fez história em 1994, ao fundar uma das maiores festas do gênero no Reino Unido — a Wiggle, criada junto de Terry Francis. Bastante influente no cenário da música eletrônica, o DJ ainda fez grandes colaborações com Francis, Mr. C, Silverlining e Nils Hess, além gravar em marcas como Groove Pleasure e 10 Kilo.