"Há um momento no qual você sai do jogo", disse o músico
No ano de 2015, o Rush realizou a turnê R40, que celebrou os 40 anos do ingresso do baterista Neil Peart no grupo. Durante a viagem, Alex Lifeson, guitarrista da banda, disse à Spin que aquela provavelmente seria a última excursão em larga escala do Rush, já que ele sofre de artrite psoriásica e Peart lida há anos com uma tendinite crônica.
Galeria: dez coisas que você provavelmente não sabia sobre o Rush.
Apesar da declaração, Lifeson não eliminou a possibilidade de futuros projetos do grupo, como turnês menores e a criação de trilhas sonoras para o cinema. Ele também afirmou, contudo, que a decisão de continuar ou não seria tomada por Neil Peart, que, além de baterista, é o principal compositor do Rush.
Veja as dez melhores músicas do Rush, segundo os leitores da Rolling Stone EUA.
Em uma entrevista à revista Drumhead Magazine, o baterista falou abertamente sobre o próprio futuro e, consequentemente, sobre os rumos de uma das maiores bandas de todos os tempo. “Minha filha Olivia me apresenta aos amigos da escola dele como ‘Meu pai é um baterista aposentado.’ Isso é verdade. E não me dói perceber isso, é como todos os atletas, há um momento no qual você sai do jogo. Eu prefiro me retirar a ter de enfrentar o que descrevemos em ‘Losing It’ (‘Mais triste ainda por vê-lo morrer, a nunca ter conhecido isso’)”, disse o músico.
Além dos problemas de saúde, Peart ainda contou que deseja passar mais tempo com a família. Após as trágicas mortes da primeira esposa Jacqueline Taylor e da filha Selena Taylor em 1998, o baterista se casou novamente em 2000. Em 2009, nasceu Olivia, filha de Neil Peart e da fotógrafa Carrie Nuttall.