Netflix voltou a filmar no mundo todo, ‘menos no Brasil e Índia’ por falta de vacina contra coronavírus

Empresa deixou claro, em carta aberta, que são os dois únicos países de produções majoritárias aos quais não têm previsão de retorno

Yolanda

Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

Em meio à pandemia de coronavírus descontrolada no Brasil, a Netflix decidiu não voltar a produção local, como informou em carta à imprensa. O único outro país do qual a empresa se restringiu foi a Índia, quem também tem dificuldades de controlar o vírus. A carta foi divulgada pelo Deadline.

A empresa deixou claro na carta: a falta de vacinas contra o coronavírus é o fator principal para ausência deles aqui. “O desenrolar das vacinas está muito desigual no mundo, voltamos a produzir em todos os nossos mercados majoritários, menos no Brasil e na Índia.”

+++LEIA MAIS: 1,5 milhão de segundas doses contra Covid-19 estão atrasadas

O Brasil vive, hoje, o pior momento da pandemia. Entre a segunda e terça (19 e 20 de abril), foram 3.481 mortes (o recorde foi no final de março, com cerca de 3,6 mil mortos). O país soma 14 milhões de casos (dos quais cerca da metade das pessoas se recuperaram)

De acordo com projeções e análises numéricas, o Brasil não deve alcançar a vacinação em massa até, pelo menos, a metade de 2022. Com isso, o período de vacinação será de mais de 18 meses. Na quarta, 21, com dados do Estadão, temos cerca de 13% da população parcialmente vacinada – ou 26 milhões de pessoas.

+++ LEIA MAIS: Entenda como funciona a vacina contra a Covid-19

Boa parte do atraso vale-se de falhas do Governo Federal, como explicou Saúde.IG. O governo demorou para fazer acordos com laboratórios, desacreditou a eficácia das vacinas, atrasou muito a compra e o desenvolvimento do imunizante, não se prontificou para comprar doses e ignorou por mais de seis meses a necessidade de compra de insumos, como agulhas para aplicação.

Enquanto isso, nos EUA, a vacinação começou atrasada, mas as doses aplicadas ultrapassam bastante os 100 milhões. O país, que em março tinha um panorama pior que o Brasil em mortes e casos, prepara-se para voltar às atividades normais – inclusive, há shows para milhares marcados.

+++LEIA MAIS: Após recorde de mortes por Covid-19, Bolsonaro anuncia: ‘Não vai ter lockdown nacional’

Na Índia, os números são desanimadores: na quarta, 21, o país bateu recorde de casos e mortes em 24 horas – 300 mil e 2 mil, respectivamente. As mortes por lá ainda são cerca de 43,5% a menos que o Brasil, embora tenhamos 4 vezes menos novos casos.


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

TAGS: atrasada, brasil, coronavirus, covid, doenca, entretenimento, india, netflix, notícias, pandemia, Vacina, vacinacao