New York Times pede arquivamento do processo de difamação movido por Justin Baldoni
Jornal afirma que o processo é infundado e que apenas reportou as alegações de Blake Lively
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 01/03/2025, às 11h58
O New York Times solicitou a um juiz federal que arquive o processo de difamação movido por Justin Baldoni contra o jornal. O ator e diretor de É Assim Que Acaba acusa o veículo de ter colaborado com Blake Lively e sua equipe de assessoria para a publicação de uma matéria, em 21 de dezembro de 2024, que detalhava uma denúncia da atriz contra ele por má conduta nos bastidores do filme.
O artigo, intitulado “We Can Bury Anyone: Inside a Hollywood Smear Machine”, trouxe alegações de que o ator e seus representantes teriam arquitetado uma campanha para manchar a reputação de Lively como retaliação por ela ter denunciado seu comportamento no set.
No pedido de arquivamento, o Times argumenta que Baldoni, sua empresa Wayfarer e sua equipe de relações públicas estão tentando envolver o jornal em um conflito pessoal.
“O processo conta uma história unilateral que gerou muitas manchetes, mas o Times não pertence a essa disputa”, afirma o documento enviado à Justiça.
Times defende cobertura jornalística
Danielle Rhoades Ha, porta-voz do jornal, classificou o processo como infundado.
“Como demonstramos, esse caso nunca deveria ter sido movido contra o New York Times”, declarou.
“Blake Lively levantou preocupações sérias sobre a forma como foi tratada no set e após o lançamento do filme. Fizemos exatamente o que organizações jornalísticas devem fazer: informamos o público sobre a denúncia que ela apresentou ao Departamento de Direitos Civis da Califórnia.
A campanha equivocada de Baldoni contra o Times – questionando nossa ética, tentando desacreditar nosso jornalismo e entrando com um processo sem fundamento – não nos silenciará.”
A defesa do ator afirma que metadados do site do jornal indicam que a redação teve acesso à denúncia da atriz 11 dias antes da publicação da matéria.
A equipe jurídica do ator ainda não se manifestou sobre o pedido de arquivamento.
Blake Lively apoia pedido de arquivamento
A equipe de Blake Lively divulgou um comunicado em apoio à solicitação do New York Times.
“O jornal identificou corretamente o que é a ação movida por Justin Baldoni: um documento de relações públicas sem fundamento jurídico”, diz a nota (via Variety).
“Por anos, Baldoni incentivou os homens a ouvirem e acreditarem nas mulheres. Mas, quando uma mulher falou sobre seu comportamento, ele e seu financiador bilionário lançaram uma campanha para ‘enterrá-la’ e ‘destruí-la’, assim como à imprensa que cobriu o caso. Essas táticas de intimidação não resistirão no tribunal, e todos devem enxergar essas acusações infundadas pelo que realmente são”, afirma o comunicado.