Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Nick Cave lança álbum duplo com parceiro do Bad Seeds

O projeto, com colaboração de Warren Ellis, terá músicas compostas para filmes como A Proposta, roteirizado por Cave

Da redação Publicado em 25/07/2009, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

White Lunar, parceria entre Nick Cave e Warren Ellis, será lançada em 21 de setembro, informou o site oficial do Nick Cave and the Bad Seeds. A banda, da qual Ellis participa desde 1995, é só um dos projetos que os dois têm em comum - há ainda Grinderman e The Dirty Three, grupo instrumental com o qual Cave colabora esporadicamente.

A realização será um álbum duplo, com o primeiro volume dedicado a faixas gravadas pela dupla para trilha de filmes. Um deles é A Proposta (2005), com roteiro do próprio Cave, direção de John Hillcoat e Guy Pearce no elenco. Também entram composições para O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford (2007), encabeçado por Brad Pitt, e A Estrada, adaptação, ainda inédita, do romance de Cormac McCarthy (Onde os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Ethan e Joel Coen, também é assinado pelo escritor).

O segundo disco conterá faixas instrumentais elaboradas para documentários pouco conhecidos, como The English Surgeon (2007) e The Girls of Phnom Penh (2009).

Não há muitas brechas na agenda de Cave. O australiano acabou de sair da turnê de Dig, Lazarus, Dig!!!, eleito um dos 25 melhores álbuns do ano pela Rolling Stone Brasil, e se prepara para liberar, em setembro, seu segundo romance, The Death of Bunny Munro. Some a isso o apoio a Do You Love Me Like I Love You, série de 14 curtas sobre o Bad Seeds, lançado no mês passado em Londres.

Cave cinematográfico

Cave parece ser um entusiasta do cinema. Não só pelas atuações ocasionais, como em O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford. O músico também assinou dois roteiros, em colaboração com Hillcoat. Além do supracitado A Proposta, ele escreveu, em 1988, Ghosts... of the Civil Dead.

Em maio, vazou na web roteiro que Cave escreveu para a sequência do blocksbuster Gladiador. A história faz do general romano interpretado por Russell Crowe um imortal, que chega a lutar na Segunda Guerra, passar pelo Pentágono e pilotar uma nave especial. Ridley Scott, diretor da produção, até elogiou ("como contador de histórias, ele é brilhante"), mas a ficção não foi aprovada. Vale lembrar (e se você não assistiu ao primeiro filme, pare de ler aqui) que o personagem de Crowe morre no final.