O álbum seria sucessor de Grinderman 2, lançado pelo grupo em 2010
Para quem não sabe, além do The Bad Seeds, Nick Cave já liderou também uma outra banda: a Grinderman. E, em resposta à pergunta de um fã publicada no seu site oficial Red Hand Files, deixou claro que esse seu projeto paralelo não chegou ao fim.
Desde quando surgiu em 2005, o grupo lançou apenas dois discos entitulados Griderman e Grinderman 2, em 2007 e 2010 respectivamente. Com isso em mente, o vocalista afirmou que essa dupla é "parte de uma trilogia ainda inacabada".
+++Nick Cave responde mensagem de fã de 10 anos com texto tocante
Na mensagem ele fala também sobre ter colaborado com a banda King Crimson e com o guitarridta Robert Fripp, que participaram da versão estendida da faixa "Heathen Child", do segundo álbum mencionado acima.
Para Cave, essa canção é "Grinderman em sua melhor forma", e trabalhar com Fripp marcou sua vida como "um dos acontecimentos mais sísmicos" que já vivenciou.
+++Leia mais: Talvez nem valha a pena salvar o rock em seu estado atual, diz Nick Cave
"'Super Heathen Child' [faixa bônus exclusiva da edição em vinil] até hoje me domina de uma forma extraordinária, e carrega em si uma força emocional profunda, pois está diretamente ligada à minha adolescência".
Em 2018, Cave já havia falado sobre uma possível reunião da Grinderman. Segundo a declaração dada no ano passado, ele e o companheiro de banda Warren Ellis achavam "que o mundo precisa [do retorno], considerando o clima emocional atual".
Ouça abaixo "Heathen Child".