Quinto episódio da segunda temporada, The Quinceañero, explora o desenvolvimento do principal casal LGBTQIA+ da história
[Atenção: O texto pode conter spoilers de High School Musical: The Musical: The Series]
Nesta sexta, 12, o quinto episódio da segunda temporada de High School Musical: The Musical: The Series chegou ao catálogo do Disney+. Intitulado "The Quinceañero", o capítulo apresenta o desenvolvimento do casal formado por Sebastian e Carlos, dois personagens da comunidade LGBTQIA+.
No episódio, os alunos organizam um aniversário de 15 anos para Carlos. Ao longo do capítulo, há um interessante desenvolvimento do casal Carlos e Sebastian - o último prepara uma homenagem ao namorado e, como divulgado anteriormente, faz uma performance sensível de "The Climb", da Miley Cyrus.
Sebastian (Joe Serafini) e Carlos (Frankie Rodriguez) protagonizam o primeiro beijo entre homens em uma série da Disney. O momento histórico foi estrelado pelos atores, Serafini e Rodriguez, que também são namorados fora das telas. Em 2017, a emissora exibiu o primeiro beijo entre homens em um desenho animado - Star vs. as Forças do Mal.
Além do beijo entre o casal e do desenvolvimento do principal casal LGBTQIA+ da produção, também há diversos discursos sobre autoaceitação, inspiração, amor-próprio, e identificação. Com performances fascinantes, as cenas são sensíveis e este é, certamente, o melhor episódio da temporada até agora -, o elenco e equipe de criação da série também pensam assim.
Em um evento para divulgar o episódio nesta quinta, 11, produzido pela Disney, o criador da série Tim Federle e os atores falaram sobre o lançamento. Federle, especialmente, comentou sobre a importância de lançar "The Quinceañero" em meio ao mês do orgulho LGBTQIA+, porque ele entende que o capítulo homenageia e celebra a causa.
+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo revela: 'Nunca quis ser uma garota pop'
Já Frankie Rodrigues, o responsável por viver o Carlos, afirmou: "Foi muito importante porque conforme fui crescendo, não tinha muitas pessoas na TV como eu, para eu olhar e pensar ‘eu sou assim também’, não tinham personagens assim. E agora eu tenho a chance de mostrar essa representação em uma série da Disney."
Joe Serafini falou sobre a escolha da música "The Climb", escolhida por Tim Federle para anteceder o momento: "Quando assisti, chorei muito, senti ser a melhor música que poderíamos colocar, é emocionante, e também simboliza esperança. [...] Penso que todos temos esses momentos que a música fala, especialmente na causa LGBTQIA+, onde você enfrenta muitos obstáculos. Foi uma mensagem muito boa."
+++LEIA MAIS: As pessoas estão obcecadas por Olivia Rodrigo - e vamos te convencer a ficar também
Na ocasião também estavam Joshua Bassett, responsável por viver o protagonista Ricky Bowen, e Matt Cornett, quem dá vida a EJ, e ambos comentaram ter uma relação muito pessoal com episódio e revelaram que choraram bastante ao assisti-lo. Cornett disse, inclusive, ser o favorito dele de toda High School Musical: The Musical: The Series.
A autora do icônico episódio, Emilia Serrano, também estava presente no evento e pontuou sobre o desenvolvimento do casal: "Nós queríamos contar essa história sem ficar explicando demais, fazer isso de forma simples e, mesmo assim, destacando a força da representatividade".
+++LEIA MAIS: Conheça High School Musical: The Musical The Series, série exclusiva do Disney+
Quinto episódio de High School Musical: The Musical: The Series, "The Quinceañero" já está disponível no Disney+.
+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL