"Stupid Love" foi o primeiro single - e dá o tom pop; Será que a capa dá dicas do nome?
“Stupid Love”, principal single de Lady Gaga para seu sexto disco de estúdio, chegará oficialmente na sexta, 28, como anunciou a estrela nas redes sociais - e, sem surpresas, os fãs especulam as possibilidades.
Uma das teorias diz que o disco será chamado Chromatica, já que a palavra está na capa do single. Ajuda o fato da palavra “cromática” ter definições tanto sonoras quanto visuais que são bem “gagáticas”: na música, é um tipo de escala; no visual, é relativo a cor.
+++ LEIA MAIS: Stupid Love: o que esperar do futuro de Lady Gaga no pop?
Indo além, fãs apontaram para o que acredita-se ser uma nova tatuagem de Gaga, uma partitura com as notas “G A G A”, e parece combinar com uma escala cromática.
Falando sobre “relativo a cor”, um perfil de maquiagem no Instagram publicou uma entrevista com Gaga e Sarah Tanno-Stewart, maquiadora da cantora e co-criada no Haus Laboratories, companhia de makes de Gaga.
+++ LEIA MAIS: Lady Gaga volta ao pop raíz em ‘Stupid Love,’ nova música vazada na web
“Haus Laboratories é um lugar bem colorido, da mesma maneira que minha música,” disse Gaga no vídeo. “Terá cor, mas virá de maneiras que você talvez não espere.”
A estrela disse em diversas entrevistas como se “encontrou na maquiagem” e como makes inspiraram a criação da Lady Gaga. No vídeo citado acima, disse: “Olhei no espelho e pensei: ‘Não gosto do que vejo e não me sinto bem por dentro, então vou começar a pintar. Farei algo assim.’”
Sabendo disso… A arte para “Stupid Love” gira em torno de um par de lábios rosados e brilhantes, e na promoção de Gaga para as novas cores da Haus apareceu bastante rosa: cabelo, unhas, e, claro, boca rosa. Existirá algum acordo comercial que dá para os fãs que comprarem o disco uma porcentagem de desconto na maquiagem? Parece possível.
“Stupid Love” será o primeiro gostinho de música de Lady Gaga desde a aclamada trilha sonora de Nasce Uma Estrelaem 2019. Tratando-se de canções da diva, porém, LG6 segue Joanne (2016). Depois do último disco, afastou-se do country-pop para lançar o single isolado “The Cure” seis meses depois.
+++ LEIA MAIS: De 'Just Dance' a 'Edge of Glory': as 8 músicas mais divertidas de Lady Gaga; ouça
DJ White Shadow - colaborador frequente e creditado como produtor em “The Cure”, assim como em Born This Way, ARTPOPe Nasce Uma Estrela - não está neste disco. Disse a E!: “Não entrei nesse. Ouvi ele. Não é minha arte para compartilhar, mas posso dizer: como tudo que ela faz, é genial. Estou animado para ela lançar. É muito bom.”
Bloodpop e Tchami produziram “Stupid Love.” O primeiro, nascido Michael Tucker, trabalhou com Gaga pela primeira vez em Joanne. É mais conhecido pelo seu trabalho com Madonna e Justin Bieber - com quem co-criou e produziu “Sorry” e outras faixas de Purpose.
+++ LEIA MAIS: Madonna tratou Lady Gaga de maneira “nojenta e descortês,” diz Elton John
Até a publicação deste texto, o último Tweet de BloodPop era uma republicação de Grimes que promovia o novo álbum dela, Miss Anthropocene. Ele produziu para Grimes em “Go” (2014) e “We Appreciate Power” (2019).
Vale dizer que Grimes compartilhou nos Stories do Instagram, em setembro, uma foto com frente e verso de uma capa de disco em que Gaga aparecia. O verso, que tinha um logo da Interscope Records, tinha uma tracklist. Muitos fãs acharam difícil de acreditar que aquilo era real, e olhando agora, não havia uma faixa chamada “Stupid Love.”
+++ LEIA MAIS: Lady Gaga é acusada de plágio pela música “Shallow” e sofre ameaça judicial
Mesmo assim, não quer dizer muito, pois existia a música “Tainted Love”, e, possivelmente, o nome mudou de lá para cá. Se a tracklist for pelo menos parcialmente legítima, implica que uma música de Gaga com Grimes pode existir. De acordo com a imagem, é chamada “Real Boy.”
Baseado em uma versão vazada de “Stupid Love” - que Gaga comicamente confirmou no Twitter - a nova música é reminiscência das eras ARTPOP e Fame.
+++ LEIA MAIS: Lady Gaga diz que desenvolveu distúrbio de ansiedade após ser estuprada
Então, tem Mark Ronson, produtor-executivo de Joanne e co-autor do hit “Shallow”. Publicou uma foto com Gaga no início de fevereiro, e na legenda escreveu “é estúpido o quanto amo essa foto.” O jogo de palavras com “Stupid Love” faz a gente pensar se ele também estava envolvido.
Dito tudo isso, parece que o novo disco está pronto - e, de acordo com Grimes, é bom. Na última semana, disse em um vídeo: “LG6 é muito bom. É um ótimo álbum.”
+++ TITÃS CELEBRA O ACÚSTICO, MAS SE MANTÉM ELÉTRICO - E É ATRAÇÃO DA MUSIC & RUN