Filme de Cao Hamburger foi o escolhido do júri para disputar prévia na categoria melhor filme estrangeiro
Foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 26, o candidato brasileiro a uma das cinco vagas na categoria melhor filme estrangeiro do Oscar 2008. O eleito é O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias, de Cao Hamburger.
Agora, O Ano... tem de ser escolhido entre os candidatos indicados por outros países para ser de fato um competidor; a divulgação dos finalistas será divulgada em 22 de janeiro de 2008, e a cerimônia do Oscar vai acontecer em 24 de fevereiro.
O júri formado pelos críticos de cinema Rubens Ewald Filho e Leon Cakoff, os diretores Hector Babenco e Bruno Barreto e os jornalistas Ana Paula Sousa e Pedro Butcher selecionaram o filme entre 18 concorrentes, entre eles O cheiro do ralo, de Heitor Dhalia, e o recém lançado Tropa de eite, de José Padilha.
O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias conta a história do menino Mauro, deixado pelos pais aos cuidados do avô em uma tentativa de fugir da Ditadura Militar por serem de esquerda. O filme se passa em 1970, ano em que o Brasil ganhou o tricampeonato mundial de Futebol, no México.
É protagonizado por Michel Josias, Germano Haiut, Caio Blat e Paulo Autram. Seu diretor, Cao Hamburger, é o mesmo do longa infantil Castelo Rá-Tim-Bum.
Um trailer do filme pode ser conferido abaixo.