Longa-metragem levou cinco estatuetas para casa, entre elas as de melhor filme, ator e diretor
Foi realizada na noite deste domingo, 26, a 84ª cerimônia de premiação do Oscar, no teatro Hollywood and Highland Center (antigo Kodak Theatre), em Los Angeles, em evento transmitido para mais de 200 países. O Artista foi o grande vencedor da noite, faturando cinco estatuetas (o longa havia sido indicado a dez categorias). Concorrendo a 11 prêmios, A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, também levou cinco Oscar, mas todos em categorias técnicas.
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!
Apresentada pelo ator Billy Cristal, que pela nona vez se encarregou da função, a 84ª edição do Oscar contemplou, ao todo, 24 categorias. Logo no início da cerimônia, foi exibido um vídeo de Crystal parodiando os principais concorrentes; nele Billy contracenava com nomes como George Clooney e Justin Bieber em pequenas paródias de Moneyball e Meia-noite em Paris. Na sequência, o ator interpretou canções famosas de musicais hollywoodianos citando os indicados na categoria de Melhor Filme.
As duas primeiras estatuetas da noite foram entregues por Tom Hanks, e ambas para A Invenção de Hugo Cabret: Melhor Fotografia e Direção de Arte. Na sequência, as atrizes Cameron Diaz e Jennifer Lopez foram chamadas ao palco para anunciar o prêmio de Melhor Figurino, que ficou com O Artista. Cameron e Jennifer continuaram no palco, dessa vez para entregar o Oscar de Melhor Maquiagem. Concorrendo com Albert Nobbs e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, A Dama de Ferro faturou o Oscar.
Em seguida, Sandra Bullock confirmou o que já era esperado. O iraniano A Separação levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Em seu discurso, o diretor Asghar Farhadi dedicou o prêmio ao povo do Irã: “Neste momento, pessoas de todo o mundo estão nos vendo e estão contentes não só pelo prêmio, mas porque, em um tempo como este, no qual se fala de guerra, meu país, o Irã, está aqui por sua cultura”, comentou Asghar.
O ator Christian Bale, Melhor Ator Coadjuvante em 2011, anunciou a vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A favorita Octavia Spencer, por seu trabalho em Histórias Cruzadas, levou o prêmio – a atriz também ganhou o Globo De Ouro e o troféu do Sindicato dos Atores. Bastante emocionada, ela agradeceu por diversas vezes seus familiares, sendo aplaudida de pé pelos presentes no auditório. "Obrigada à Academia por ter me colocado para receber o prêmio de um dos caras mais bonitos do salão. Agradeço à minha família do Alabama, à minha família de Los Angeles e, claro, à minha família de Histórias Cruzadas", disse a atriz.
Em seguida, Tina Fey e Bradley Cooper apresentaram a categoria de Melhor Edição, que ficou com Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, adaptação do romance do escritor Stieg Larsson. Tina e Cooper também apresentaram o prêmio de Melhor Edição de Som, que ficou com A Invenção de Hugo Cabret. Logo depois, Kermit (Caco) e Piggy, dos Muppets, chamaram uma apresentação do Cirque du Soleil, baseada em clássicos no cinema, entre eles Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock.
Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow apresentaram a categoria de Melhor Documentário, que ficou com Undefeated. Instantes depois, Chris Rock entregou prêmio de Melhor Animação: concorrendo com A Cat in Paris, Chico & Rita, Kung Fu Panda 2 e O Gato de Botas, Rango, do diretor Gore Verbinski, levou a estatueta. Ben Stiller e Emma Stone apresentaram o prêmio de Efeitos Visuais, que novamente ficou com A Invenção de Hugo Cabret.
Repetindo o roteiro, Melissa Leo, vencedora no ano anterior, apresentou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor, levou o prêmio. Plummer, de 82 anos, se tornou a pessoa mais velha a já ter recebido um Oscar e aproveitou parar agradecer aos outros indicados: Nick Nolt, Max Von Sidow, Jonah Hill e Kenneth Branagah. No palco, o ator disse, olhando para a estatueta: "Você é só dois anos mais velha do que eu".
Penélope Cruz e Owen Wilson apresentaram a categoria de Melhor Trilha Sonora. Ludovic Bource, de O Artista, foi o vencedor. Em seguida, veio o prêmio de Melhor Canção Original. Os brasileiros Sergio Mendes e Carlinhos Brown concorriam com a música "Real in Rio", tema da animação Rio. Mas o Oscar acabou com “Man or Muppet”, de Bret McKenzie. Angelina Jolie entregou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado para Os Descendentes e de Melhor Roteiro Original para Meia-noite em Paris, de Woody Allen, que já havia conquistado o mesmo Oscar por Noivo Neutórico, Noiva Nervosa (1977) e Hanna e Suas Irmãs (1986). Ele não compareceu à premiação (em toda sua carreira, Allen só participou do Oscar uma vez, em 2002).
Dando continuidade a cerimônia, a atriz Milla Jovovich apresentou brevemente um resumo de prêmios técnicos entregues. Em seguida, o elenco de Missão Madrinha de Casamento entregou os prêmios de Melhor Curta-Metragem para The Shore, de Terry George; Melhor Documentário em Curta-Metragem para Saving Face, que conta a história de um cirurgião plástico que trabalha com mulheres que são atacadas com ácido no Paquistão, e Melhor Curta-Metragem de Animação para The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, filme produzido pela Pixar.
Em seguida, o ator Michael Douglas entregou o prêmio de Melhor Diretor para Michel Hazanavicius, por O Artista, desbancando nomes como Martin Scorcese e Woody Allen. “Sou o diretor mais feliz do mundo. Quero agradecer a toda a equipe, a Uggie, o cachorrinho, ao pessoal que nos financiou. Às vezes a vida nos traz dias maravilhosos e hoje é um desses dias", disse Hazanavicius, o primeiro francês a ganhar um Oscar de direção na história do prêmio.
Meryl Streep apresentou os prêmios honorários para Oprah Winfrey, James Earl Jones e Dick Smith. Depois foi a vez de Billy Crystal introduzir o tradicional momento que relembra as perdas no mundo do cinema. Natalie Portman, que faturou o Oscar de Melhor Atriz no ano passado por Cisne Negro, entregou o prêmio de Melhor Ator para o francês Jean Dujardin, por seu trabalho em O Artista; Colin Firth, vencedor do prêmio de Melhor Ator em 2011, por O Discurso do Rei, anunciou o Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep, por A Dama de Ferro. Foi o terceiro Oscar da carreira de Meryl, que já foi indicada 17 vezes (ela é a recordista de indicações entre atores e atrizes).
O prêmio mais esperado da noite, de Melhor Filme, foi entregue pelo ator Tom Cruise para O Artista, o primeiro filme mudo a vencer o Oscar desde 1929. Além do Oscar, o longa já havia vencido o Spirit Awards, considerado o maior prêmio do cinema independente, o prêmio do Sindicato dos Produtores, o Goya de melhor filme europeu, o Bafta de melhor filme e o Globo de Ouro de melhor comédia.
Confira abaixo todos os indicados ao Oscar 2012 e, em negrito, os vencedores:
Melhor filme
O Artista
Cavalo de Guerra
O Homem que Mudou o Jogo
Os Descendentes
A árvore da vida
Meia-noite em Paris
História cruzadas
A invenção de Hugo Cabret
Tão forte e tão perto
Diretor
Michel Hazanavicius - O Artista
Alexander Payne - Os Descendentes
Martin Scorsese - A Invenção de Hugo Cabret
Woody Allen - Meia-noite em Paris
Terrence Malick - A Árvore da Vida
Melhor ator
Jean Dujardin - O Artista
Demián Bichir - A better life
George Clooney - Os Descendentes
Gary Oldman - O Espião que Sabia Demais
Brad Pitt - O Homem que Mudou o Jogo
Ator coadjuvante
Christopher Plummer - Beginners
Kenneth Branagh - Sete Dias com Marilyn
Jonah Hill - O homem que mudou o jogo
Nick Nolte - Warrior
Max Von Sydow - Tão Forte e Tão Perto
Melhor atriz
Meryl Streep - A Dama de Ferro
Glenn Close - Albert Nobbs
Viola Davis - Histórias Cruzadas
Rooney Mara - Os Homens que não Amavam as Mulheres
Michelle Williams - Sete Dias com Marilyn
Melhor atriz coadjuvante
Octavia Spencer - Histórias Cruzadas
Bérénice Bejo - O Artista
Jessica Chastain - Histórias Cruzadas
Janet McTeer - Albert Nobbs
Melissa McCarthy - Missão Madrinha de Casamento
Melhor roteiro original
Meia-noite em Paris
O Artista
Missão Madrinha de Casamento
Margin Call
A Separação
Roteiro adaptado
Os Descendentes
A Invenção de Hugo Cabret
Tudo pelo Poder
O Homem que Mudou o Jogo
O Espião que Sabia Demais
Trilha sonora original
O Artista - Ludovic Bource
As aventura de Tintim - John Williams
A Invenção de Hugo Cabret - Howard Shore
O Espião que Sabia Demais - Alberto Iglesias
Cavalo de Guerra - John Williams
Canção original
“Man or Muppet", de Os Muppets, música e letra de Bret McKenzie
"Real in Rio", de Rio, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett
Melhor animação
Rango
A Cat in Paris
"Chico & Rita
Kung Fu Panda 2
Gato de Botas
Maquiagem
A Dama de Ferro
Albert Nobbs
Harry Potter
Direção de arte
A Invenção de Hugo Cabret
O Artista
Harry Potter
Meia-noite em Paris
Cavalo de Guerra
Fotografia
A Invenção de Hugo Cabret
O Artista
Os Homens que não Amavam as Mulheres
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra
Figurino
O Artista
Anonymous
A Invenção de Hugo Cabret
Jane Eyre
W.E.
Documentário (longa-metragem)
Undefeated
Hell and Back Again
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
Paradise Lost 3: Purgatory
Pina
Documentário (curta-metragem)
Saving Face
The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement
God Is the Bigger Elvis
Incident in New Baghdad
The Tsunami and the Cherry Blossom
Edição
Os Homens que não Amavam as Mulheres
O Artista
Os Descendentes
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem que Mudou o Jogo
Melhor filme em língua estrangeira
Separação - Irã
Bullhead - Bélgica
Footnote - Israel
In Darkness - Polônia
Monsieur Lazhar - Canadá
Curta-metragem de animação
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
Dimanche
La Luna
A Morning Stroll
Wild Life
Curta-metragem
The Shore
Pentecost
Raju
Time Freak
Tuba Atlantic
Edição de som
A Invenção de Hugo Cabret
Drive
Os Homens que não Amavam as Mulheres
Transformers: o Lado Oculto da Lua
Cavalo de Guerra
Mixagem de som
A Invenção de Hugo Cabret
Os Homens que não Amavam as Mulheres
O Homem que Mudou o Jogo
Transformers: o Lado Oculto da Lua
Cavalo de Guerra
Efeitos visuais
A Invenção de Hugo Cabret
Harry Potter
Gigantes de Aço
Planeta do Macacos
Transformers: o Lado Oculto da Lua