Relembre a trajetória da vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV
Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/03/2021, às 18h25 - Atualizado em 19/09/2021, às 23h32
Anya Taylor-Joy ganhou muito destaque na temporada de premiações deste ano, ganhando até mesmo um Globo de Ourocomo Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV por seu papel em O Gambito da Rainha. Além dos prêmios, foi incluída pela primeira vez na lista de 100 pessoas mais influentes da Revista Time em fevereiro de 2021.
A atriz de 24 anos nasceu em Miami, EUA, mas se mudou para Buenos Aires, Argentina quando criança. Aos 6 anos, mudou-se para Londres, mesmo sem saber falar nada da língua inglesa. Antes de começar a atuar, Taylor-Joyera modelo e também realizou participações em videoclipes.
+++ LEIA MAIS: Anya Taylor-Joy revela o que gostaria de ver na 2ª temporada de O Gambito da Rainha
Nos Emmys, não teve tanta sorte - perdeu o prêmio de Atriz em Minissérie para Kate Winslet (Mare of Easttown). Mas Gambito da Rainhacompensou: foi a série com mais Creative Arts Emmys (categoria técnica), oito deles. Além disso, Scott Frank ganhou como Melhor Diretor de Minissérie - e isso com certeza ajuda na fama.
Com um futuro promissor na indústria, conheça os filmes que fizeram Anya Taylor-Joy chegar aos holofotes:
Mesmo não sendo a primeira vez da atriz nas telonas,A Bruxa é responsável por dar grande visibilidade e impulsionar a carreira de Taylor-Joy. O filme de terror dirigido por Robert Eggers estreou em Sundance em 2015 e foi aclamado pela crítica e público.
+++ LEIA MAIS: Anya Taylor-Joy assistiu trilogia inteira de O Senhor dos Anéis no Natal
Na década de 1630, William e Katherine vivem com os cinco filhos em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos por possuírem uma fé diferente. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece e, ao acusar a filha mais velha, uma histeria religiosa toma conta da família.
A atriz interpretou Casey no filme de M. Night Shyamalan. A produção foi um sucesso, conseguiu arrecadar US$ 278 milhões e acabou se tornando a maior bilheteria da atriz.
+++ LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre Fragmentado, filme de M. Night Shyamalan
James McAvoy interpreta Kevin, quem possui 23 personalidades distintas e consegue transitar entre elas com a força do pensamento. Ao sequestrar três adolescentes e mantê-las em cativeiro, passam a conhecer o transtorno de Kevin e precisam encontrar uma maneira de fugir.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
Taylor-Joy retornou ao papel de Casey em Vidro, última parte da trilogia de Shyamalan, a qual teve início com Corpo Fechado(2000).
O personagem de James McAvoy, Kevin, começa a ser perseguido por David Dunn (Bruce Willis), personagem conhecido na trilogia. A disputa entre os dois é influenciada pela presença de Elijah Price (Samuel L. Jackson), quem manipula os encontros e guarda inúmeros segredos.
Taylor-Joy foi protagonista da adaptação da obra de Jane Austen de 1815, Emma. O filme rendeu à atriz uma indicação no Globo de Ouro2021 como Melhor Atriz em Comédia ou Musical.
+++ LEIA MAIS: Artista imagina como O Gambito da Rainha seria se fosse uma HQ
Emma Woodhouse se destaca na pequena cidade natal onde vive. Ao procurar aventuras, acaba por tomar decisões equivocadas até encontrar o amor, algo no qual sempre acreditou faltar em sua vida.
Uma das minisséries mais comentadas da Netflix em 2021, O Gambito da Rainha trouxe Taylor-Joy mais ainda para o estrelato. A produção foi assistida por mais de 62 milhões de assinantes em apenas 28 dias após a estreia. Com o trabalho, a atriz conseguiu vencer um Globo de Ourocomo Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Televisão em 2021.
+++ LEIA MAIS: O Gambito da Rainha é a minissérie mais assistida da história da Netflix
A minissérie mostra a vida de Elizabeth Harmon, jovem órfã quem se torna um prodígio do xadrez quando criança. Com o passar do tempo, consegue uma rápida ascensão, porém, mesmo com o sucesso, é preciso enfrentar traumas e vícios do passado.
+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL