Em 2016, Jack White comemorou o aniversário de 7 anos da gravadora Third Man Records
O astro do rock Jack Whitejuntou sua paixão pela música e seu interesse pelos avanços da ciência para fazer um feito inédito no mês de julho de 2016: tocar o primeiro disco de vinil no espaço.
O plano ousado foi desenvolvido em homenagem ao sétimo aniversário da gravadora de White, Third Man Records, a qual também tinha ultrapassado a marca de 3 milhões de discos prensados, segundo a Rolling Stone EUA.
De acordo com o comunicado publicado pelo canal oficial da Third Man Records no Youtube, o projeto levou três anos para ser idealizado, desenvolvido com base em muitas pesquisas e, finalmente, realizado.
O engenheiro Kevin Carrico deu vida à vitrola espacial Icarus Craft e ao disco de ouro que seria reproduzido - o material convencional para discos de vinil poderia ser distorcido durante a viagem.
Para o conteúdo, o discurso “A Glorious Dawn”, de Carl Sagan, foi escolhido para ser reproduzido. A gravação tinha sido lançada como single de 7 polegadas pela gravadora sete anos antes.
A Icarus Craft foi lançada por meio de balão e alcançou cerca de 28.777 metros em 81 minutos de voo.
+++ LEIA MAIS: Jack White explica sua aversão a celulares, e porque nunca teve um
“Combinar nossos impulsos criativos com os de descoberta e ciência é nossa paixão e, mesmo na escala do que trabalhamos aqui, foi estimulante decidir fazer algo nunca feito anteriormente e trabalhar até a isso ser completo,” disse White na época.
+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA