O episódio com Lady Gaga estreou em 20 de maio de 2012 e foi considerado um dos piores de Os Simpsons pelos fãs
Em 20 de maio de 2012, uma nova história de Os Simpsons foi ao ar com uma participação muito especial: Lady Gaga. Nomeado “Lisa Goes Gaga”, o episódio é 22º da 23ª temporada da série - e foi considerado por muitos fãs um dos piores do programa, segundo ranking do IMDb feito por espectadores.
Na trama, Lady Gaga se depara com a cidade de Springfield, na qual todos os moradores estão tristes. A artista decide que irá tentar animar a população e visita Lisa, pessoa mais deprimida do local.
+++LEIA MAIS: Qual é o nome verdadeiro de Lady Gaga? E por que ela mudou?
Os colegas da escola elegeram a personagem como a Estudante menos Popular - e desde então, Lisa não ficou mais feliz. Dessa forma, Gaga se esforça para ensinar novas perspectivas à garota, assim como ensinar sobre felicidade e alegria. Na trama, as duas personagens, inclusive, protagonizam um dueto ao final.
“Lisa Goes Gaga” tenta transmitir algumas lições de vida ao espectador - como a importância de ser você mesmo. Contudo, a história não agradou muitos fãs de Os Simpsons.
Conforme noticiado pelo G1, em 2014, o IMDb pediu para os espectadores avaliarem os todos os episódios da série. Na época, eram mais de 500 - e “Lisa Goes Gaga” conseguiu a última colocação, com nota média de 4.9.
A recepção dos críticos foi mista, com muitos elogios à interpretação de Gaga. Um dos pontos mais comentados foi, de fato, a escolha da narrativa, que priorizou as narrativas da estrela.
+++LEIA MAIS: As 6 melhores músicas de Nasce Uma Estrela, filme estrelado por Lady Gaga [LISTA]
O site TV Equals analisou positivamente o episódio, e evidenciou o foco em Lady Gaga: "O episódio acabou se transformando em uma longa piada sobre as excentricidades de Gaga e um relançamento de todos os seus momentos mais 'chocantes'."
A história foi gravada em Los Angeles, Califórnia, durante quatro dias no período entre 22 e 26 de agosto de 2020. Lady Gaga participou de todas as sessões de gravação.
Em entrevista ao site Entertainment Weekly, Gaga disse estar apreensiva, inicialmente, nas gravações, e precisou rever a característica satírica da produção para entender como se apresentar:
"Os personagens são tão incrivelmente convincentes e sinceros, selvagens e engraçados, tive que me lembrar constantemente da sinceridade do humor. Isso é o que eu estava tentando focar - não colocar muito em um personagem e realmente ser o mais sincera que pude com as falas", disse.
+++LEIA MAIS: Morrissey não gostou de estar nos Simpsons: ‘São ofensivos e racistas’
+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
No ar há 32 anos, Os Simpsons, criada por Matt Groening, acompanha a família formada por Homer, Marge, Lisa, Bart e Maggie, moradores da cidade de Springfield, Estados Unidos. A série animada faz diversas sátiras da cultura do país, com diversas previsões sobre o futuro da humanidade.
Simpsons é a segunda série mais longa da história, perde para Doctor Who, produção com 38 temporadas transmitidas na televisão. O elenco da animação conta com nomes como Dan Castellaneta, Nancy Cartwright, Harry Shearer, Julie Kavner e Yeardley Smith, responsáveis pela dublagem de mais de 700 episódios.
Nas aventuras, Simpsons previu vencedores do Prêmio Nobel, presidentes dos Estados Unidos, resultado de jogos da Copa do Mundo de futebol, tecnologias, escândalos com comida, etc.
Veja abaixo cinco vezes em que Os Simpsons previram o futuro (via Bored Panda):
Em 2000, 16 anos antes de Donald Trump ser eleito presidente dos Estados Unidos, Os Simpons teve um episódio situado no futuro, quando Lisa assumiu a presidência do país após mau gerenciamento de Trump.
Em episódio de 1994, Doris, merendeira da escola primária de Springfield, colocava carne de cavalo nas refeições dos alunos do ensino médio.
+++LEIA MAIS: Morre Edwin Aguilar, diretor e animador de Os Simpsons, aos 46 anos
Nove anos depois, um grande escândalo aconteceu quando a Food Safety Authority ("Autoridade de Segurança Alimentar," na tradução livre) da Irlanda encontrou DNA de cavalo em mais de um terço das amostras de hambúrgueres de supermercados e refeições prontas.
Cerca de 17 anos antes do surto do vírus Ebola, Marge deu um livro, intitulado "George Curioso e o Vírus Ebola," para Bart.
+++LEIA MAIS: Morrissey não gostou de estar nos Simpsons: ‘São ofensivos e racistas’
No capítulo "Politically Inept With Homer Simpson," de 2012, Homer aparece como convidado em um noticiário. Um título aparece na parte inferior da tela: "Europa coloca Grécia no eBay."
Na vida real, a Europa não vendeu um país inteiro pela internet, mas, três anos depois, Grécia se tornou o primeiro país desenvolvido a entrar em uma grande crise econômica.
+++LEIA MAIS: Os Simpsons previram invasão ao Congresso nos EUA? Parece que sim
No episódio sobre a Copa do Mundo de 2014, Os Simpsons vistaram o Brasil - e Homer trabalhou como árbitro da final do campeonato.
Na partida, El Divo, versão do Neymar, simula um pênalti, mas Homer não marca a falta. Por conta disso, o jogador faz drama e sai do jogo carregado por uma maca. Quem era o adversário do Brasil? Alemanha.
+++LEIA MAIS: Os Simpsons ‘previram’ roupa de Kamala Harris na posse de Biden; entenda
Na vida real, Neymar sofreu uma lesão em uma das vértebras após forte entrada do zagueiro Zuñiga, no jogo contra a seleção da Colômbia, durante quartas de final. Na semifinal, o craque estava desfalcado do time, que perdeu de goleada para a Alemanha.