Kevin Dugan explicou como Jagger planejou uma brincadeira para vingar um encontro desastroso entre eles
Mariana Rodrigues | (sob supervisão de Isabela Guiduci) Publicado em 06/04/2021, às 17h03 - Atualizado às 21h40
Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, Kevin “Dugie”Dugan, técnico de baixo de Michael Anthony, relembrou quando Mick Jagger o ameaçou de morte em uma pegadinha. De acordo com as informações, o cantor queria se vingar de um encontro embaraçoso com Dugan em 1981, quando Van Halen se apresentou antes dos Rolling Stones em um show.
Naquele ano, Anthony teve um problema com o baixo e Dugan foi até os bastidores para buscar um novo conjunto de cordas. "Vi Bill Graham e ele estava apoiado na minha caixa de ferramentas conversando com outro cara. Então gritei, 'Bill! Saia do caminho!' [...] Peguei a porta da minha caixa e a abri. O outro cara com quem ele estava falando, a porta o acertou no peito, e ele voou de bunda cerca de um metro e meio."
Dugan imediatamente voltou para se desculpar com Graham e percebeu que o atingido pela porta era Jagger. Segundo o técnico, Anthony saiu do palco e disse a ele: "Você bateu na bunda de Mick Jagger?"
Anos depois, Dugan trabalhou com Jim Barber, técnico de guitarra, em um disco de Jagger. Quando foi buscá-lo no aeroporto havia uma limusine com o equipamento e, enquanto o ajudava a carregar, Dugan foi jogado a força para dentro do carro.
+++ LEIA MAIS: Filho caçula de Mick Jagger impressiona fãs pelo 'bocão' igual do pai
Ao olhar para o lado, o técnico teve uma surpresa. "Mick Jagger estava sentado sozinho e olhou para mim e disse 'Entendo que nós conhecemos antes.' Estava sentado lá pensando, ‘Que p**ra é essa?'"
Após recebê-los, Jagger, de repente, mudou a expressão facial, se jogou em cima do técnico e o ameaçou: "Se você me bater na bunda de novo, vou mandar matá-lo!".
Dugan admitiu ter ficado horrorizado com a situação até Jagger rir e dizer: "Não consigo manter uma cara séria." O músico abaixou a janela do carro e havia 10 pessoas gargalhando do lado de fora e dizendo "Pegamos você!" "Isso foi muito engraçado," disse.
+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA
No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.
Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana.
+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]
As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.
Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:
+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda
6 - All Apologies
Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged.
5 - Drain You
O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.
Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.
"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.
4 - Come As You Are
Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.
Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind(1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.
3 - Heart-Shaped Box
Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone,Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."
Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero(1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa.
2 - Smells Like Teen Spirit
"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvanae deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.
"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.
+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?
1 - Lithium
Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind(1991) merece a colocação.
"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana.
+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'