Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

O erro de Game of Thrones que deu US$ 2,3 bilhões de propaganda de graça

O agora infame copo do Starbucks em cena nem sequer era da rede de cafeterias, mas os memes associaram a marca

Redação Publicado em 11/08/2020, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da oitava temporada de Game of Thrones (foto: reprodução/ HBO)
Cena da oitava temporada de Game of Thrones (foto: reprodução/ HBO)

Marcas gastam milhões de dólares todos os anos para se associarem a grandes séries e filmes. O 'product placement' gera receita para os estúdios de televisão e também aumenta a receita dos produtos.

Mas ninguém esperava que uma série de época comoGame of Thrones rendesse bilhões para a empresa de café muito contemporânea, a Starbucks. Como isso aconteceu? Spoiler: no final, nem sequer era um copo da Starbucks que acidentalmente apareceu na série da HBO.

+++LEIA MAIS: George R.R. Martin é acusado de racismo em apresentação de prêmio

Os fãs notaram o erro durante o episódio 4 da 8ª temporada, “Os Últimos Starks". Durante uma cena de banquete em Winterfell, Daenerys Targaryen pode ser vista sentada ao lado de uma xícara de café descartável que parecia surpreendentemente semelhante a uma que você compraria no Starbucks. O copo sobre a mesa estava ali por engano. Os editores o apagaram digitalmente do episódio dois dias depois.

Como esperado, a internet enlouqueceu com o erro. Todo o incidente gerou um grande aumento nas vendas da Starbucks, embora mais tarde tenha sido revelado que a xícara em questão era simplesmente uma xícara do serviço de comida do set e não da empresa.

Relembre o famoso erro abaixo:

+++LEIA MAIS: Livro Os Ventos de Inverno pode resolver morte que irritou os fãs de Game of Thrones? Entenda

De acordo com a emissora CNBC, o copo de café teria custado seis dígitos para ser colocado em um programa tão popular como Game of Thrones. Mas como foi um erro, a publicidade gratuita somada à natureza viral do erro rendeu à Starbucks uma receita estimada de US$ 2,3 bilhões.

“Esta é uma colisão de oportunidades única na vida para a Starbucks”, disse a executiva de marketing Stacy Jones à publicação. “Mas, realmente, esta é apenas a ponta do iceberg, porque o que não está sendo monitorado ou estimado é o boca a boca e as mídias sociais além disso.”

+++LEIA MAIS: Mais de Jason Momoa: 2 séries e 2 filmes do astro além de Aquaman e Game of Thrones [LISTA]

O copo rendeu 193.000 menções para a rede de cafeterias em apenas 48 horas nas redes sociais e ainda uma resposta hilária da HBO:

“Em resposta às perguntas de quem viu uma xícara de café artesanal no episódio deGame of Thronesna noite de domingo: o latte que apareceu no episódio foi um erro. Daenerys havia pedido um chá de ervas”, escreveram os executivos da HBO, de acordo com o Insider.


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS