Single do ex-Beatle permaneceu por seis semanas em primeiro lugar da Billboard Hot 100
Paul McCartney e Michael Jackson fizeram algumas parcerias na década de 1980. Os músicos se conheceram ainda durante as gravações do álbum Off The Wall (1979), do futuro Rei do Pop, e chegaram ao topo das paradas em 1983, com “Say Say Say”.
Como lembra o site Stereogum, a música chegou ao primeiro lugar da Billboard Hot 100 em 10 de dezembro de 1983, e permaneceu na posição por seis semanas consecutivas. A faixa faz parte do álbum Pipes of Peace, lançado pelo ex-Beatle em outubro daquele ano, que também inclui “The Man”, outro dueto com Jackson.
+++ LEIA MAIS: Site lista as 5 piores músicas dos Beatles - e o resultado é polêmico, óbvio
No clipe, a dupla vende uma poção milagrosa para uma moradores de uma cidade. Acompanhados por Linda, esposa de McCartney na época, e outro comparsa, enganam os clientes e vendem todo o estoque. Apesar da desonestidade, logo em seguida doam o dinheiro para um orfanato, e seguem com novos planos para entreter pessoas e ganhar dinheiro.
O clipe tem participação de LaToya Jackson, irmã mais nova de MJ, que aparece em algumas cenas como… Interesse amoroso do irmão, aparentemente. No final, ambos apresentam um show de mágica, e simulam um incêndio para fugir dos xerifes locais.
Segundo o Stereogum,Jackson entrou em contato com McCartney mais de um ano antes do lançamento e viajou para casa do ex-Beatle e Linda em Londres. A estadia durou alguns dias e rendeu as duas colaborações presentes em Pipes of Peace.
O single “Say Say Say” foi gravado no estúdio londrino AIR Studios, com produção de George Martin. Macca tocou guitarra, percussão e teclado na música.
Nesse período de convivência, McCartney explicou a Jackson os benefícios de possuir os direitos autorais das próprias composições, mas não acreditou quando o colega demonstrou interesse em comprar o catálogo dos Beatles. Dois anos depois, Jackson era dono das composições de John Lennon e Paul - algo considerado “desonesto” pelo britânico.
“Say Say Say” foi a segunda parceria de McCartney e Jackson. No começo de 1983, a dupla brigou pela mesma garota no single “The Girl Is Mine”, primeiro do álbum Thriller (1982). Segundo dados do Stereogum, a música ficou na terceira posição da parada e eventualmente chegou ao segundo lugar.
+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA'
+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS