LANÇAMENTO

O novo filme de sucesso da Netflix que é ‘aterrorizante’, segundo Stephen King

Dirigido por Kathryn Bigelow, longa elogiado pela crítica faz referência às disputas político-militares estadunidenses

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Casa de Dinamite, filme que Stephen King avaliou como aterrorizante
Cena de 'Casa de Dinamite' (Foto: Reprodução/TMDB)

Conhecido como “rei do terror”, Stephen King é um dos escritores mais aclamados das últimas décadas. Muitas de suas histórias foram adaptadas para o cinema e se tornaram clássicos, como O Iluminado (1980), Carrie, a Estranha (com duas adaptações, em 1973 e 2013) e, mais recentemente, It: A Coisa (2017).

Também antenado aos lançamentos de filmes e séries (sejam eles do horror ou de outros gêneros), King afirmou que um lançamento recente da Netflix é “aterrorizante”. A produção em questão é Casa de Dinamite, que estreou nos cinemas em 9 de outubro e chegou à plataforma de streaming na última sexta, 24.

O longa acompanha a investigação iniciada após radares estadunidenses detectarem um míssil nuclear que irá atingir Chicago. As autoridades possuem um tempo limitado para evitar o ataque, e, por isso, a história se passa em apenas 18 minutos.

“Os radares em Fort Greely, Alasca, detectam um míssil nuclear. O presidente e sua comitiva devem usar o tempo limitado que têm para tentar derrubar o míssil antes que ele atinja Chicago”, diz a sinopse.

Com aprovação de 79% da crítica no Rotten Tomatoes, o filme é descrito como uma “jornada intensa” sobre um dos cenários mais desastrosos que os EUA poderiam enfrentar. Em post na rede social X, King relatou que o longa o fez pensar sobre o cenário político atual, em especial as ações do presidente Donald Trump (via Screenrant). Veja:

Em tradução livre: “A HOUSE OF DYNAMITE (Netflix): Aterrorizante, considerando especialmente o idiota tagarela e sem princípios que agora ocupa a Casa Branca… ou o que resta dela.”

O que mais sabemos sobre Casa da Dinamite

Ao longo de quase duas horas de filme, o espectador assiste a três capítulos que apresentam diferentes pontos de vista do ocorrido: a Sala de Situação da Casa Branca, o Comando Estratégico dos EUA (STRATCOM) e o Presidente dos Estados Unidos. 

A direção é de Kathryn Bigelow, primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção com Guerra ao Terror (2010). Segundo a cineasta, Casa de Dinamite faz parte de uma “trilogia não oficial” sobre sobre a complexidade das disputas político-militares contemporâneas, iniciada com Guerra ao Terror e seguida por A Hora Mais Escura (2012).

Durante a estreia oficial no Festival de Cinema de Veneza, Bigelow disse que o filme foi criado a partir de sua curiosidade, e não pretende oferecer soluções políticas. “Eu queria que o ponto de vista do filme se voltasse para dentro, não para fora, e que o público mergulhasse na ambiguidade no centro do debate nuclear: como podemos chamar a isto defesa quando o resultado pode muito bem ser a destruição total? O antagonista é o sistema que construímos para, essencialmente, acabar com o mundo com o mínimo gatilho”, afirmou, via UOL.

O filme chegou ao ranking de Top 2 filmes mais assistidos no Brasil no sábado, 25. O roteiro é de Noah Oppenheim, e no elenco estrelam Rebecca Ferguson (Duna), Anthony Ramos (Em um Bairro de Nova York), Idris Elba (Luther: O Cair da Noite), Greta Lee (Vidas Passadas), Gabriel Basso (Era uma vez um sonho), Willa Fitzgerald (Rota sem Saída), Jared Harris (Chernobyl) e Kaitlyn Dever (Ingresso para o Paraíso). 

O final controverso gerou discussões entre espectadores nas redes sociais. Para a diretora, entretanto, a ausência de uma resolução óbvia é um convite para a reflexão do público — e segundo o Golden Derby, o longa está entre os mais cotados para nomeação ao Oscar de Melhor Filme. Confira o trailer oficial a seguir:

+++ LEIA MAIS: Quentin Tarantino diz que Stephen King copiou ‘A Hora do Pesadelo’ ao escrever ‘It: A Coisa’

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: Casa de Dinamite, donald trump, kathryn bigelow, Stephen King