Fentanil é usada em casos de dor extrema e é aproximadamente 100 vezes mais potente que morfina
A revelação da causa da morte do lendário rapper estadunidense Coolio na última sexta, 7, incluiu o rapper em uma trágica lista de celebridades que perderam a vida por overdose de fentanil, como Prince e Mac Miller.
Mas o que é essa substância? Fentanil é um opioide utilizado como medicação para a dor, além de ser usado com outros tipos de medicamento para aplicar anestesia. Vale lembrar como ele faz efeito rápido no corpo, demorando entre uma e duas horas para os sintomas acabarem, assim como é considerado o medicamento mais forte disponível para uso médico - e é aproximadamente 100 vezes mais potente que morfina.
+++LEIA MAIS: Daniel Alves pode jogar campeonato de futebol entre presídios
Por conta disso, diversas pessoas acabam usando a substância fora do âmbito da saúde, e o uso pode se tornar leta. Abaixo, listamos algumas celebridades, incluindo Coolio, que tiveram a morte associada a overdose do opioide:
Coolio morreu no dia 28 de setembro de 2022, mas a causa de morte foi revelada pouco mais de seis meses depois. Segundo Departamento de Médico Legista do Condado de Los Angeles (via NME), a causa de morte do cantor foi overdose acidental de fentanil, heroína e metanfetamina.
+++LEIA MAIS: Mamonas Assassinas: Atriz revela momentos bizarros durante gravações da série
Assim como aconteceu com Coolio, Prince foi morto no dia 21 de abril de 2016 em decorrência de uma overdose acidental de opioides, sendo intoxicado por fentanil. O icônico artista, que cantava funk, R&B, soul, jazz, rock, pop e hip hop, tinha 57 anos.
Malcolm James McCormick, mais conhecido como Mac Miller, morreu em 7 de setembro de 2018, aos 26 anos. A causa da morte foi overdose de fentanil, cocaína e álcool. Em 2022, o traficante que vendeu drogas responsáveis por matar o cantor foi condenado a 17 anos de prisão.
Por conta de um enfisema, problemas no joelho e fratura no quadril, o cantor e compositor Tom Petty usava medicamentos para superar a dor. Porém, ele morreu no dia 2 de outubro de 2017 por overdose acidental de medicamentos, entre elas o fentanil.