Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / POLÊMICA

O que motivou Jungkook e V, do BTS, a processar canal de YouTube?

Sojang também foi processado por outros artistas de k-pop, como Xiumin (EXO), Jang Wonyoung (IVE) e Kang Daniel (ex-Wanna One)

Redação Publicado em 20/08/2024, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jung Kook (Foto: Jason Mendez/Getty Images) e V (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for The Recording Academy)
Jung Kook (Foto: Jason Mendez/Getty Images) e V (Foto: Kevin Mazur/Getty Images for The Recording Academy)

Em um longo processo, que dura há anos, Jungkook e V, dois dos integrantes do icônico grupo de k-pop BTS, alegam que foram difamados e caluniados por Sojang, canal de YouTube sul-coreano. Afinal, o que a conta falou dos dois artistas?

Vale lembrar como o canal em questão ganhou grande número de seguidores por rumores e acusações sobre os astros do k-pop. Claro, tais informações costumavam ser infundadas e manchar reputação dos artistas. Com isso, os cantores e cantoras sofriam diversos tipos de discursos de ódio e preconceito (via Recreio).

+++LEIA MAIS: BTS: Jungkook e V processam YouTuber por difamação e calúnia

Além dos dois integrantes BTS, Sojang também reportou mentiras e sofreu processos de Xiumin (EXO), Jang Wonyoung (IVE) e Kang Daniel (ex-Wanna One). Os rumores sobre Jungkook e V começaram a viralizar em meados de 2021. Na época, o canal até subiu outro vídeo, no qual se mostrava satisfeito ao saber que V soube das especulações.

Então, em junho de 2022, a gravadora Big Hit Music processou o canal de YouTube por difamação e obstrução de negócios. Porém, as autoridades suspenderam a investigação por motivos não revelados até maio de 2023, quando a empresa solicitou a renovação do inquérito após mostrar informações pessoais dos envolvidos com Sojang.

+++LEIA MAIS: Suga, do BTS, emite pedido de desculpas após dirigir patinete elétrico embriagado

No dia 29 de junho de 2023, a identidade da dona do canal foi revelada como Park Joo Ah, que confirmou o envolvimento e pediu desculpas pelo feito. Veja abaixo:

Olá.

Aqui é Park Joo Ah, que comandava o canal do YouTube Sojang.

Desde o primeiro vídeo que carreguei até o hackeamento da minha conta, eu também sei o quão maliciosos meus vídeos eram. Acho que eu só estava querendo chamar atenção.

À medida que os fãs dos ídolos e atores famosos que eu mirava assistiam aos vídeos, eu estava iludida de que haveria muitas visualizações e que eu receberia uma boa renda. Assim como eu havia previsto, as visualizações começaram a subir com o passar do tempo, e eu tive um gostinho da renda que veio com isso.

Sinto muito pelos ídolos e atores que apareceram nos meus vídeos. Se eu estava louca pelo dinheiro ou pelas visualizações, eu estava louca de qualquer maneira. Quando o V do BTS disse que sabia sobre o meu canal, eu agi para chamar a atenção e o alvejei ainda mais. Sinto muito a ele por isso. Também sinto muito por editar fotos e vídeos que tirei da internet e usá-los para criar mentiras exageradas, dando dor psicológica a Jang Wonyoung. Além desses dois, também sinto muito pelas outras pessoas que receberam dor psicológica por meio dos meus vídeos de mentiras e rumores maliciosos. Também sinto muito pelos fãs. Não farei essas coisas novamente.

Desta vez, meu canal foi hackeado. Para ser mais específica, meu e-mail foi hackeado. Com isso, meu canal desapareceu e me fez repensar meus crimes. O motivo desta publicação não é por causa de nenhum processo das celebridades ou de suas agências, ou de quaisquer vítimas solicitando remuneração. Estou confiante de que poderei aceitar devidamente quaisquer processos.

Sinto muito pelas celebridades. Criei um segundo canal. O nome será o mesmo de antes. Não posso deixar de ser uma YouTuber e continuarei ativa na plataforma. Mas o objetivo e a direção do canal serão diferentes. Não criarei vídeos como fazia no passado. Criarei vídeos que criarão um efeito positivo para as celebridades. Não terei lucro com o segundo canal. Não lucrarei com nenhum método, como anúncios. Por fim, doarei todos os lucros que obtive até agora [com os vídeos maliciosos].

Eu sei que as palavras 'sinto muito' não me farão ser perdoada pelos meus crimes que duraram cerca de dois anos.

Sinto muito, mesmo. Sinto muito. Sinto muito tanto para as partes relevantes quanto para aqueles que foram prejudicados pelos meus vídeos.