Mesmo sempre juntos, eles mantêm uma relação bem distante
Em O Senhor dos Anéis, Sam e Frodo passam por muitas aventuras - e desventuras - durante a jornada atrás de um anel mágico.
A obra de J. R. R. Tolkien e a trilogia de Peter Jackson, no entanto, mostram que os dois personagens não são realmente amigos. Mesmo sempre juntos, eles mantêm uma relação bem distante.
+++ LEIA MAIS: Qual o destino da franquia O Senhor dos Anéis depois da morte de Christopher Tolkien?
Com abandonos e falta de confiança, o hobbit e o companheiro não recebem uma narrativa propícia para o desenvolvimento de uma amizade.
O site ScreenRant selecionou nove motivos que provam que Sam e Frodo não são amigos de verdade. Confira a lista:
A relação dos dois começa quando Sam é contratado como jardineiro do Frodo. No entanto, eles nem seriam próximos caso o trabalhador não fosse pego espiando o hobbit. A partir daí, o público vê uma dinâmica problemática de poder e não pode acompanhar o desenvolvimento de uma amizade saudável.
No livro O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Frodo fez um banquete de despedida para os amigos que o ajudaram com os preparativos da viagem. No encontro, Sam não aparece e nem foi convidado.
+++ LEIA MAIS: Amazon procura 'pessoas feias e ’peludas’ para série de O Senhor dos Anéis
Durante a jornada, Frodo e Sam apenas trabalham. Em poucos momentos eles aparecem mais descontraídos e dando risadas.
Nos filmes, Sam se dirige a Frodo quase sempre com o 'Senhor' na frente. Se eles fossem amigos, o hobbit pediria para Sam o chamar por um apelido ou pelo menos de uma forma menos formal.
No começo da história, Sam é o responsável por toda a limpeza e preparo dos alimentos. Enquanto isso, Frodo nunca oferece ajuda.
Em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Frodo tenta deixar para trás Sam. Apesar do hobbit achar ser a melhor decisão, ele podia pelo menos ter se explicado para o companheiro.
+++ LEIA MAIS: Série baseada em O Senhor dos Anéis divulga primeiro nome do elenco
No filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Frodo abandona de vez o Sam. Gollum e o anel apresentam ser fatores importantes nessa parte da história, mas mesmo assim Sam foi deixado de lado de novo.
Apesar de conhecer Sam há mais tempo, Frodo prefere seguir os conselhos de Gollum, um hobbit cascalvas que acabou de conhecer.
"Eu fiz uma promessa, Senhor Frodo", disse Sam em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. O jardineiro fala isso depois de quase se afogar. Apesar de parecer um momento emocionante de uma amizade, é apenas um momento que mostra o heroísmo e fidelidade de Sam para com o hobbit.
+++ LEIA MAIS: Frodo em O Senhor dos Anéis, Elijah Wood quer estrelar novo A Hora do Pesadelo
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL