Banda se inspirou na surf music eternizada pelo guitarrista falecido neste sábado, 16
Em 1959, Bruce Johnston conheceu o rei da guitarra e da surf music, Dick Dale. Na época, nenhum dos dois imaginava os caminhos que seguiriam no futuro. Johnston tocava como apoio na Kip Tyler and the Flips, e Dale chegou para também ajudar a banda.
Nada do glamour dos anos seguintes estava presente. Aos 22 anos, Dale ainda estava se encontrando no mundo da música e levava seu pai para assistir suas apresentações. “Ele ainda era um greaser, um cara total Elvis”, relembrou o ex-Beach Boy para a Billboard USA.
Nos anos seguintes, Dick aprimorou sua habilidade com a guitarra e se aprofundou na sua música de assinatura, a surf music. E começou a influenciar outras bandas.
Em 1961, 2 anos após o início tímido de Dale em shows, surgiram os Beach Boys. Ainda engatinhando, se apoiavam nas músicas do guitarrista nos shows.
Al Jardine, um dos fundadores, relembrou a inspiração gerada pelo guitarrista. “Eu e o Carl [Wilson] gostávamos de tocar “Misirlou” e “Let’s Go Trippin” quando ainda não tínhamos músicas suficientes para completar um show. Dick criou o som icônico que ajudou a gente a dar o primeiro passo na carreira”, revelou o baixista em uma postagem no Facebook.
“O Dick Dale foi uma grande inspiração para nós”, acrescentou Brian Wilson em sua homenagem ao músico. E, para Johnston, foi quem lançou a banda direto para o estrelato.
Billy Hinsche, músico de suporte dos Beach Boys, concorda que o guitarrista ajudou a banda a brilhar. “As duas influências óbvias nas guitarras eram Dick Dale e Chuck Taylor. Mas Dale fazia parte de uma categoria à parte.”
Mike Love se sente grato pela influência de Dick. “Nós fomos bem sortudos em dividir o palco com o Dick . E vários anos depois [da apresentação no Rendezvous Ballroom] tivemos o prazer de nos reencontrar. Ele era um artista arrasador, e sempre muito gentil e generoso conosco”, relembrou.
A admiração era mútua. “Ele tinha muito amor e muita admiração por todos os meninos. E ele ainda os chamava de ‘meninos’, como quando os conheceu”, comentou Hinsche.
Dick Dale morreu neste sábado, 16, aos 81 anos.