O evento reúne mais de 200 obras do artista, que morreu em março de 2010
Um dos mais consagrados cartunistas brasileiros ganha homenagem a partir deste sábado, 9, no Itaú Cultural, em São Paulo. A "Ocupação Glauco" celebra a obra do artista (que morreu tragicamente em março de 2010) que por três décadas destilou acidez e perspicácia em personagens memoráveis como Geraldão, Geraldinho, Faquinha, Dona Marta e o casal Neuras.
Com mais de duzentas obras do paranaense, a exposição reúne esboços de personagens, HQs, rabiscos, charges, tirinhas, publicações em jornais impressos e desenhos não finalizados. Também integram a mostra: quadrinhos feitos a lápis, anotações e bilhetes guardados por Beatriz Veniss, com quem o cartunista foi casado por 15 anos.
Além dos originais, a "Ocupação Glauco" expõe inúmeras tiras e charges impressas, bem como exemplos da diagramação manual da revista Geraldão, do consagrado personagem desenvolvido pela pena irreverente do artista.
A exposição traz também com depoimentos audiovisuais dos cartunistas Angeli e Laerte, que já foram homenageados anteriormente com ocupações no espaço Itaú Cultural e com quem Glauco produziu a série de HQs Los 3 Amigos.
A mostra conta com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiências visuais e auditivas, como mapas táteis e audioguias que descrevem as as tirinhas. Em alguns dos cartuns, as personagens são reproduzidas em relevo e ganham descrições em braile.
“Ele passou aqui na terra como um verdadeiro professor, ajudou muita gente e deixou uma obra artística com um estilo único, além de um legado de muito respeito, muita admiração, e uma saudade imensa”, declarou Beatriz em comunicado.
A "Ocupação Glauco" tem início neste sábado, 9, e vai até o dia 21 de agosto, domingo. As visitas acontecem de terça a sexta, das 9h às 20h; e de sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h.
Ocupação Glauco no Itaú Cultural, em São Paulo
De 9 de julho a 21 de agosto
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h.
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 (ao lado da estação de metrô Brigadeiro)