Rapper Oruam é detido no Rio após manobra arriscada para fugir de blitz policial; entenda
Rapper foi autuado por direção perigosa e teve fiança fixada em R$ 60 mil; caso ocorre em meio ao debate sobre a 'Lei Anti-Oruam'
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 20/02/2025, às 19h43
O rapper Oruam foi detido na tarde desta quinta-feira (20 de fevereiro) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, após tentar fugir de uma abordagem policial e realizar uma manobra arriscada na contramão. Segundo a Polícia Militar, ele foi encaminhado à 16ª DP (Barra) para os procedimentos legais.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o artista sendo colocado em uma viatura enquanto uma aglomeração se forma ao redor do veículo policial.
🚨 AGORA! Oruam acaba de ser detido na praia da Barra da Tijuca.
— Rap Vídeos (@rapbrvideos) February 20, 2025
O artista foi encaminhado para a 16DP. Ele estava dirigindo seu carro e até onde se sabe teve um desentendimento com os policiais. pic.twitter.com/vquRGnV7NU
Oruam foi autuado em flagrante por direção perigosa, e a Justiça determinou o pagamento de 40 salários mínimos (aproximadamente R$ 60.720) como fiança para sua liberação.
Em nota à coluna Fábia Oliveira, a assessoria de comunicação do rapper confirmou que ele foi parado durante uma blitz e levado à delegacia para esclarecimentos. Já a Polícia Militar informou que todos os ocupantes do veículo também foram conduzidos para depoimento.
Assessoria de Comunicação do rapper Oruam confirma que, nesta quinta-feira (20/2), o artista foi encaminhado à 16ª Delegacia de Polícia Civil, na Barra da Tijuca (RJ), após ter sido parado em uma blitz.
No Instagram do artista, uma mensagem foi publicada tranquilizando os fãs:
Mauro tá bem, tropa. Agradeço a preocupação.
Além disso, fãs do rapper foram à delegacia com cartazes, para pedir a liberdade do artista:
Oruam e as polêmicas recentes
A detenção do rapper acontece no momento em que a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro discute a implementação da chamada "Lei Anti-Oruam", que visa proibir o financiamento público de artistas que façam apologia ao crime organizado e ao uso de drogas em eventos para crianças e adolescentes.
O projeto de lei foi proposto pelos vereadores Pedro Duarte (Novo) e Talita Galhardo (PSDB) e já recebeu apoio em outros estados, como São Paulo e Brasília. O texto ainda será analisado pelas comissões de Justiça e Cultura antes de ir à votação no plenário.
Quem é Oruam
Nascido Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, Oruam tem 23 anos e se tornou um dos rappers mais influentes da cena nacional, acumulando cerca de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 9 milhões de seguidores no Instagram.
Filho de Marcinho VP, um dos líderes do Comando Vermelho, o artista frequentemente menciona sua relação com o pai em suas músicas e redes sociais. Em março de 2024, Oruam gerou controvérsia ao subir ao palco do Lollapalooza Brasil vestindo uma camiseta pedindo a liberdade do pai, que cumpre pena desde 1996.
O artista também já foi criticado por sua tatuagem em homenagem a Elias Maluco, traficante condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.