O gênero ganhou relevância e impacto nas últimas décadas, conhecido por trazer inovações na arte de fazer cinema
A ficção científica é reconhecida ao longo das últimas décadas como um dos gêneros cinematográficos que mais contribui para o desenvolvimento da indústria. Seja com novos conceitos para contar uma história ou pioneirismo nos efeitos práticos e especiais.
+++LEIA MAIS: 7 games incríveis de Star Wars que deveriam ser adaptados para o cinema o quanto antes
Listamos abaixo filmes que contribuíram para esses dois aspectos ao mesmo tempo, conforme citado pelo site Far Out Magazine.
Dirigido por Robert Zemeckis, esse clássico combina viagem no tempo com uma aventura provincial muito divertida e acessível para diversas idades, além de ganhar o Oscar de melhor edição de som. Michael J.Fox e Christopher Lloyd atuam brilhantemente em conjunto nesse blockbuster com roteiro original.
Esse filme de Don Siegel teve uma bilheteria mediana no ano de lançamento, mas passou a ser apreciado como um clássico cult devido às metáforas criativas e poderosas sobre a guerra fria inseridas na trama de invasão alienígena.
+++LEIA MAIS: Star Trek de Tarantino seria apenas para maiores de 18 anos
Além de explorar viagem no tempo e popularizar os robôs malignos, James Cameron ainda fez um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, sendo pioneiro na combinação de efeitos práticos com computação gráfica.
Riddley Scott quebrou a fórmula dos filmes e séries sobre exploração espacial ao incluir terror, monstros e uma protagonista feminina forte. Alien contribuiu para o horror e o sci-fi na mesma medida.
+++LEIA MAIS: E se Wes Anderson tivesse dirigido O Iluminado?
Novamente com Riddley Scott, agora o cineasta dá vida ao sub-gênero sci-fi cyberpunk, com Harrison Ford caçando replicantes, humanos criados artificialmente para serem força de trabalho, numa versão distópica de Los Angeles. O uso de maquetes e efeitos especiais criou um mundo lindo e fascinante de se asssitir até hoje.
+++LEIA MAIS: Explicando, série da Netflix, previu a pandemia do coronavírus
Dirigido por Robert Wise, o filme marcou a história do cinema por comentar com inteligência sobre o perigo da guerra nuclear, além de pavimentar o caminho para vários outros longas de invasão alienígena que viriam no futuro.
+++LEIA MAIS: Remake do clássico cult Duna é comparado a Star Wars e O Senhor dos Anéis
Stanley Kubrick deu vida ao livro escrito por Anthony Burgess, possivelmente a história distópica mais pertubadora do cinema. O longa fala sobre violência e controle da conduta civil com cenas poderosas, ousadas e possivelmente nocivas para pessoas sensíveis.
+++LEIA MAIS: Rutger Hauer, vilão de Blade Runner, morre aos 75 anos
StevenSpielberg renovou o gênero de filmes sobre alienígenas ao apresentar um visitante do espaço adorável e bondoso, com cenas deslumbrantes reproduzidas e parodiadas incontáveis vezes.
+++LEIA MAIS: 9 séries de sci-fi e fantasia modernas que vale a pena assistir [LISTA]
Star Wars não exatamente inovou, mas resgatou o sub-gênero Space Opera para os cinemas, com incontáveis soluções práticas para criar as batalhas de naves espaciais. O sucesso estrondoso desse longa fundou a era dos blockbusters, que se perpetua até hoje.
Novamente comKubrick, o cineasta foi responsável por criar o que é considerado a maior obra-prima do cinema de sci-fi, revolucionando para criar as cenas gravidade zero, inseridas magistralmente numa trama filosófica e tão complexa que é debatida até hoje.
+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA