Céu, Chico César, Emicida, Elza Soares e mais: críticos de São Paulo escolhem os melhores álbuns lançados na segunda metade do ano
No mesmo dia, 13 de setembro, uma sexta-feira, Céu, ChicoCésar, Elza Soares, Rael, Lulina e Ana Frango Elétricolançaram novos discos. Os seis trabalhos elogiadíssimos. Mas, imagine você, a loucura de ter esse sexteto de peso dividindo os holofotes na mesma data?
É um exemplo extremo, é claro, já que nenhuma outra sexta-feira (dia da semana no qual se oficializou como a data para o lançamento de álbuns) de 2019 reuniu um time tão estrelado assim. De qualquer forma, isso muito sobre 2019.
Foi um ano de muito combate em vários sentidos. E a arte responde como sabe. Alguns partem para o ataque, outros pedem a reflexão. De um jeito ou de outro, há uma reação - ela existe, ainda bem.
A APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) tem feito um interessante trabalho de mapear justamente essa produção fonográfica, com as listas dos melhores discos de cada semestre do ano. Como sempre, a Rolling Stone Brasil publica a lista em primeira mão.
+++ ANÁLISE: Céu combate os tempos de ódio com amor na ficção científica do disco e show APKÁ
O trabalho é feito da seguinte forma, ao final do primeiro semestre é divulgada uma lista com os 25 melhores discos daquela parcela do ano, depois, mais 25. E essa a nova lista que está a seguir.
Os álbuns foram selecionados por um júri formado por Alexandre Matias (Trabalho Sujo), José Norberto Flesch (Destak), Marcelo Costa (Scream & Tell) e Lucas Brêda (Folha de S. Paulo).
Ao todo, os 25 do primeiro semestre se juntam aos 25 do segundo semestre e chega-se aos 50 grandes discos de 2019 de acordo com a APCA.
A Associação Paulista dos Críticos de Arte se reúne no dia 9 de dezembro, segunda-feira, para escolher os melhores de 2019 em categorias como Artista do Ano, Revelação, Melhor Projeto, Melhor Show e Melhor Disco - o escolhido dessa última categoria sairá da lista de 50 melhores divulgada em duas partes).
Vamos ao que interessa: os 25 melhores discos brasileiros do 2º semestre, segundo a APCA: