Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Os três momentos mais bizarros no debate de Trump e Biden, concorrentes à presidência dos EUA

Entre farpas e provocações, debate resultou em vários momentos icônicos, para dizer o mínimo

Yolanda Reis | @_ysreis Publicado em 30/09/2020, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump e Joe Biden (Foto: Sarah Silbiger/Getty Images)
Donald Trump e Joe Biden (Foto: Sarah Silbiger/Getty Images)

Donald Trump e Joe Biden, candidatos à presidência dos EUA, participaram de um debate político na noite de terça, 29. Embora a proposta inicial fosse apresentar ideias para o próximo mandato, não demorou para o evento virar um estande para troca de farpas.

Durante mais de uma hora, Trump e Biden estiveram no palanque - mas usaram boa parte desse tempo não para acalmar os eleitores - e sim para provocar um ao outro.

+++ LEIA MAIS: Não era anarquista? Ex-Sex Pistols Johnny Rotten veste camiseta pró-Trump e irrita a web

Chris Wallace, jornalista, foi o moderador do debate. Enquanto os dois candidatos se ocupavam em brigar, ele tentava mediar toda a situação. Várias vezes tentou interromper as discussões (“cavalheiros, percebem que estão falando ao mesmo tempo?”) e fazer as perguntas. Donald Trumpraramente o deixou terminar (“não, não, não, não, senhor presidente, não. Você não pode falar agora”). Também precisou de bastante energia para impedir que Trump se mantesse nos dois minutos destinados à resposta (“o senhor já teve seu tempo de réplica, e também fez [acusações a Biden], senhor presidente.”)

Entre todo o espalhafatoso debate, porém, houve momentos muito mais polêmicos, inacreditáveis e esquisitos momentos. Aqui estão 3 daqueles que “seriam engraçados se não fossem trágicos.” Veja:

+++ LEIA MAIS: Coletivo de arte usa ‘cabeça de Bolsonaro’ como bola de futebol em vídeo de protesto; assista

1- Trump se recusa a criticar supremacistas brancos

Na seção sobre problemas de gênero e raciais, Trump interrompeu a fala de Biden para exigir que ele criticasse a Antifa. Wallace, então, desafia o presidente: “Você está disposto a, esta noite, condenar supremacistas brancos e grupos de milícia, e dizer que eles precisam [parar] e não somar-se à violência? Você diria especificamente…” 

Trup o interrompe: “Olha, eu diria que eu só vejo coisa da esquerda, não da direita. Eu faria qualquer coisa, quero paz.” Wallace incita: “Então, vai, diz, diz!” e enfatiza que falam sobre os supremacistas brancos. “Meus meninos,” diz Trump, “se afastem e fiquem por perto. Mas sabe, alguém precisa fazer also sobre a Antifa!”

+++ LEIA MAIS: Joe Exotic diz ter sofrido abuso sexual na prisão e implora perdão de Trump em carta de 257 páginas

Biden encerra o segmento: “o próprio FBI disse que, ao contrário dos supremacistas brancos, a antifa é uma ideia, e não uma organização, não uma milícia.”

2- Calado!

Enquanto Biden tentava responder uma pergunta e pedia para as pessoas votarem (as cédulas dos EUA poderão ser enviadas pelo correio), Trump o interrompeu seguidamente. Dizendo “responde a pergunta” e “ele não vai responder.” Na quinta vez que interrompeu o colega, Trump não parou de falar, e Biden se irritou: “Você pode calar a boca, cara? Isso é tão não-presidencial. Foi um segmento muito produtivo, né? Continua a latir, cara”

+++ LEIA MAIS: Ozzy para presidente? Osbourne detona Trump: 'Se me candidatasse, tentaria entender política

3- Palhaço

Novamente, na vez de Biden responder uma pergunta, Trump continuava interrompendo. Wallace chamou atenção dele repetidas vezes, e disse: “Senhor presidente… Senhor presidente! É uma discussão aberta. Você respondeu, deixa [Biden] falar agora.” Ele seguiu interrompendo, e Wallace repetiu: “Senhor presidente… Senhor presidente! Você não quer uma resposta?” 

Depois de um minuto de cacofonia, com Biden tentando responder, Trump interrompendo e Wallace pedindo para que o presidente esperasse a vez, o moderador garantiu a Biden: “Você tem a palavra final aqui,” ao que o candidato respondeu: “É difícil trocar qualquer palavra com esse palhaço aqui.”

+++ LEIA MAIS: Billie Eilish faz discurso poderoso para jovens votarem e detona Trump: 'Destruindo o nosso país'; assista

4- Todo o debate, no geral

Em diversos momentos, houve troca de farpas. Quando Wallace pediu para Trump diretamente parar de interromper, o presidente disse que Biden também o fazia - ao que o moderador garantiu que ele fazia ainda mais.

Em determinado momento, quando Trump dizia o que ele fez e Biden deixou de fazer, o candidato provocou: "Você é o pior presidente que os Estados Unidos já teve!"

+++ LEIA MAIS: No NY Times, Felipe Neto lista 'erros' de Bolsonaro para desestimular votos em Trump

Outros "carinhos" incluíram Trump acusando o concorrente de ser comunista, e Biden dizendo que o atual presidente é "cachorrinho de Putin" por negociar com a Rússia.


+++ HOT E OREIA: 'VIRAMOS ADULTOS, MAS AINDA BUSCAMOS POR ESSA CRIANÇA DO COMEÇO'