Dirigido por Garrett Bradley, produção mostra a luta de Sibil Fox Richardson para libertar o marido da prisão
Um dos indicados como Melhor Documentário no Oscar 2021 é Time (2020), dirigido por Garrett Bradley. Com uma trama reflexiva e emocionante, o filme fez o público pensar sobre diversos âmbitos da vida, como família, destino, justiça e muito mais.
Lançado no Festival Sundance de Cinema em 25 de janeiro de 2020, o longa acompanha Sibil Fox Richardson, empresária e mãe de seis filhos conhecida como Fox Rich, enquanto luta pela libertação do marido, Robert G. Richardson (Rob), condenado a 60 anos de prisão por assalto a banco. Rich também participou do crime, mas serviu três anos e meio de reclusão.
+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Veja os indicados da 93ª edição da premiação
Time é inteiramente em preto e braco, e mistura materiais caseiros de Fox Rich e filmagens da diretora Garrett Bradley. Concorre na categoria Melhor Documentário contra Collective (2019), Crip Camp: Revolução pela Inclusão (2020), The Mole Agent (2020) e Professor Polvo (2020).
A narrativa emocionante de Time nos ensina muito. Veja quatro lições que aprendemos abaixo:
Ao decidir assaltar um banco, Fox Rich e Rob afetaram não apenas eles mesmo, mas também muitos ao redor.
Em determinado momento do documentário, a protagonista relembra uma conversa com algumas das vítimas do assalto anos depois - e percebeu como isso as afetou. Além disso, a família do casal sofreu bastante, porque os filhos cresceram sem a presença do pai.
+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Como as relações familiares preservam as raízes em Minari? [REVIEW]
Para Fox Rich, "Tempo" é olhar para fotos dos filhos pequenos e vê-los crescidos e com barba - uma visão mais otimista. Segundo um dos filhos de Rich, Justus Fox Richardson, "Tempo" é algo diferente, porque é imparcial e duro com as pessoas.
O documentário reafirma a visão de Justus. Enquanto a família espera pela liberdade de Robert Richardson, Fox Rich envelhece e passa a ter cabelos grisalhos, os filhos crescem e entram na faculdade. Rob perde tudo isso.
A história de Rob e Fox Rich nos mostra como podemos contar com nossa família. Mesmo cometendo um crime, os parentes do casal os ajudaram com os filhos e a seguir a vida depois da prisão.
Depois de 20 anos de reclusão, Rob foi recebido de braços abertos pelos filhos e restante da família, com uma festa emocionante para comemorar o retorno dele.
Rob e Fox Rich cometeram um crime e precisaram pagar por isso, mas a maneira como Rob foi tratado pelo Estado não foi tão justa. Enquanto a protagonista pegou três anos e meio de prisão, o marido foi condenado a 60 anos - uma diferença, no mínimo, discrepante.
Além disso, enquanto Rich tentava emplacar a condicional de Rob, foi completamente enrolada pelo escritório do juiz. Algo simples demorou semanas para se concretizar. A protagonista também fala como o sistema prisional é injusto e cruel com as populações pretas e pobres.
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL