Confira os melhores momentos do Oscar 2021 [LISTA]
Entre Chloé Zhao ser a primeira Melhor Diretora asiática e Antonhy Hopkins ser o ator mais velho a levar uma estatueta; confira
Gabriela Piva (sob supervisão de Yolanda Reis)
Publicado em 26/04/2021, às 16h14O Oscar 2021 aconteceu em meio à pandemia do Coronavírusem uma estação de trem de Los Angeles, Califórnia, no domingo, 25. A cerimônia foi considerada a mais diversa da história pela representatividade de minorias no cinema.
O grande premiado da noite foi Nomadland(2021), de Chloé Zhao. Segunda mulher a vencer como Melhor Diretora, também fez história ao ser a primeira asiática premiada na categoria.
+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Nomadland é o grande vencedor; confira todos ganhadores
O Oscar 2021 teve ocasiões marcantes, como o hilário discurso de Daniel Kaluuya (o astro de Judas e O Messias Negro agradeceu aos pais por terem transado), e a vitória deAnthony Hopkinspor Meu Pai (ator mais velho a ganhar um Oscar). Confira os melhores momentos da premiação:
Trent Reznor e Atticus Ross
Soul (2020), daPixar, ganhou duas estatuetas: Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora Original - composta por Trent Reznor, líder do Nine Inch Nails, e Atticus Ross.
Não foi o primeiro Oscarda dupla: venceram a mesma categoria por A Rede Social(2010). Participaram de Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (2011) e Garota Exemplar(2014).
O disco de Soul(2020) possui 42 músicas, dentre elas “Born to Play,” “Bigger Than Us” e “The Great Beyond.” Jon Batiste, Daveed Diggs e Cody Chesnutt também assinaram a criação.
+++ LEIA MAIS: As 5 indicações mais inesperadas ao Oscar 2021: de Druk a LaKeith Stanfield [LISTA]
H.E.R.
Vencedora do Grammy 2021, a cantora de 23 anos fez história na 93ª edição do Oscar. Ganhou Melhor Canção Original por “Fight For You,” de Judas e o Messias Negro (2021).
Na mesma categoria, concorriam Celeste, de Os 7 de Chicago (2020), com “Hear My Voice”; Leslie Odom Jr., de Uma Noite Em Miami(2021), com “Speak Now”; Fire Saga, de Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars(2020), com “Husavik”; e Laura Pausini, de Rosa & Momo, com “lo Si (Seen)."
A música vencedora do Oscar 2021 foi composta por Dernst “D’Mile” Emile II, H.E.R. e Tiara Thomas.
Nomadland
O grande vencedor da noite foiNomadland(2021). Levou três estatuetas: Melhor Filme; Melhor Atriz pela atuação de Frances McDorman; e Melhor Direção pelo trabalho de Chloé Zhao.
A cineasta foi a segunda mulher premiada na categoria. A primeira foi Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror(2008), na 82ª edição do Oscar.
Com tanta diversidade na cerimônia de 2021, Chloé foi a primeira asiática a vencer como Melhor Direção - outro marco feminino.
O filme conta a história de Fern (Frances McDormand). Após perder tudo aos 60 anos, passa a viver como uma nômade no Oeste dos EUA.
Vitória de Anthony Hopkins por Meu Pai (2020)
Ao contrário das expectativas, o Oscar 2021 não premiouChadwick Boseman postumamente pelo trabalho em A Voz Suprema do Blues(2020). Anthony Hopkins ganhou como Melhor Ator por Meu Pai(2020). Aos 83 anos, tornou-se o mais velho artista a levar a estatueta.
Mesmo faltando à premiação por se refugiar da pandemia no País de Gales, publicou um agradecimento nas redes sociais nesta segunda, 26. No discurso, homenageou a Boseman.
"Bom dia, estou na minha terra natal. Não esperava ganhar um Oscar nesta idade. Estou muito grato à Academia. Muito obrigado [...] Quero homenagear Chadwick Boseman, quem foi tirado de nós muito cedo."
Segundo aVeja, Christopher Plummer era o ator mais velho a ganhar o prêmio por Toda Forma de Amor (2010). Tinha 81 anos na época. Morto em fevereiro de 2021, foi homenageado na cerimônia.
Ver essa foto no Instagram
Discurso de Thomas Vinterberg
Ao vencer a categoria Melhor Filme Estrangeiro por Druk - Mais Uma Rodada (2020),Thomas Vinterberg homenageou a filha, morta em um acidente de carro em 2019, de acordo com Omelete. O discurso do diretor foi emocionante.
“Queríamos fazer um filme sobre a celebração da vida, mas o impossível aconteceu antes das filmagens: um acidente na rodovia levou minha filha,” embargou a voz. “Nós sentimos falta dela e eu a amo. Dois meses antes da produção começar e dela morrer, minha filha viajava pelo continente africano, onde leu e se entusiasmou com o roteiro de Druk - Mais Uma Rodada (2020).”
Para finalizar, o cineasta dedicou a obra à filha. Druk - Mais Uma Rodada (2020) é protagonizado por Mads Mikkelsen (Martin), da série Hannibal.
+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer Riz Ahmed, indicado a Melhor Ator
Thomas Vinterberg remembers his late daughter in moving acceptance speech: "This is a miracle that just happened—and you're a part of this miracle. Maybe you've been pulling some strings somewhere, I don't know. But this one is for you." https://t.co/LsffGKAhao#Oscarspic.twitter.com/V2qbmMcHpp
— Good Morning America (@GMA) April 26, 2021
Dança de Glenn Close
O Oscar 2021 também guardou alguns momentos engraçados. Em um jogo com Lil Rey Howery , Glenn Close requebrou ao som de “Da Butt,” de Experience Unlimited:
“Spike Lee escreveu a canção para o filme brilhanteLute Pela Coisa Certa(1988), mas meus amigos não foram indicados ao Oscar,” contou e provou como tem boa memória sobre a história da premiação.
Em seguida, surpreendeu os colegas e o público ao dançar em um vestido de gala.
Glenn Close is a national treasure.#DaButt#Oscarshttps://t.co/ScDUrk0xaGpic.twitter.com/pgv8XQ1lrb
— Good Morning America (@GMA) April 26, 2021
Discurso de Daniel Kaluuya
Vencedor da categoria Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Fred Hampton em Judas e O Messias Negro(2021), Daniel Kaluuya emocionou com o discuso sobre o ativista dos Panteras Negras. Também agradeceu à equipe pelo trabalho:
“Obrigado a Warner Bros. por se dedicar tanto a este filme. É tão difícil fazer um longa sobre um homem como Fred Hampton,” falou. “Que homem!”
Para finalizar, acrescentou um tom de humor e arrancou uma reação viral da mãe, Damalie Namusoke, presente na plateia: “A vida é incrível. Minha mãe e meu pai transaram, sabe? É por isso que estou aqui. Estou feliz por estar vivo. Celebrarei a vida hoje.”
+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL