A 95ª edição do prêmio acontecerá neste domingo, 12, e reconhecerá os melhores filmes de 2023
Todo ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premia os melhores filmes e artistas, como documentários, curtas, atores, atrizes, diretores, maquiadores e figurinistas com a estatueta do Oscar, uma das mais cobiçadas em Hollywood. A cerimônia de 2023 acontecerá na noite do próximo domingo, 12 de fevereiro.
Atualmente, existem cerca de nove mil integrantes na Academia, responsáveis pela escolha dos indicados e vencedores do Oscar. Os votantes são de diversos cargos de Hollywood, e somente os profissionais dentro das 23 categorias participam do processo. Por exemplo, apenas diretores de fotografia votam em Melhor Fotografia, roteiristas escolhem os melhores roteiros e assim por diante - porém, qualquer um vota em Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme.
+++LEIA MAIS: Oscar 2023: Veja os indicados da 95ª edição da premiação
Às vezes, as categorias do Oscar podem causar certa confusão; entenda todas as 23 abaixo, desde as principais até técnicas:
As categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante premiam os artistas de maior destaque em papéis secundários nos filmes.
+++LEIA MAIS: Oscar: Quais os 5 filmes mais premiados na história do evento?
O Oscar de Melhor Ator Coadjuvante foi entregue a 73 atores diferentes. Quem mais ganhou foi Walter Brennan, também responsável por levar o primeiro prêmio nesta categoria, iniciada na 9ª cerimônia em 1937. Seis astros dividem o recorde de maior número de indicações, com quatro cada: Brennan, Jeff Bridges, Robert Duvall, Arthur Kennedy, Jack Nicholson e Claude Rains.
Com duas vitórias, Shelley Winters e Dianne Wiest são as artistas com mais vitórias em Melhor Atriz Coadjuvante. A mais jovem a ganhar o prêmio foi Tatum O'Neal, em 1974, aos 10 anos.
+++LEIA MAIS: Mia Goth, após ser esnobada no Oscar 2023, acha que terror merece reconhecimento
Premia o filme com o melhor design de figurino. A categoria foi criada em 1948 e era dividida em duas: Melhor Figurino Pretoe Branco e Melhor Figurino Colorido. Foi unificada em 1967 e passou a reconhecer apenas uma produção como ganhadora.
Desde 1935, é entregue ao responsável pela trilha sonora do filme escolhido como vencedor nesta categoria. Os primeiros vencedores foram Victor Schertzinger e Gus Kahn, compositores de Uma Noite de Amor.
+++LEIA MAIS: Brendan Fraser revela que Brasil o ajudou em indicação ao Oscar 2023
Melhor Roteiro Adaptado reconhece o filme baseado em um material existente, seja livro, HQ, peça de teatro, etc. Melhor Roteiro Original premia o roteiro que não é baseado em nenhuma outra fonte.
O último vencedor em Melhor Roteiro Original no Oscar 2022 foi Kenneth Branagh, por Belfast. Já a vitoriosa em Melhor Roteiro Adaptado foi Siân Heder, por No Ritmo do Coração.
+++LEIA MAIS:5 curiosidades de Promising Young Woman, indicado a Melhor Roteiro Original
Na definição, curta é um filme de pequena duração. Segundo Dicionário Houaiss é uma produção de “até 30 minutos.” Porém, as premiações internacionais consideram curtas entre 30 e 40 minutos de duração. Os últimos vencedores nessas categorias foram The Long Goodbye (Melhor Curta-Metragem em Live-action) e The Windshield Wiper (Melhor Curta-Metragem Animado).
Antes de todo Oscar, era comum ver artigos e vídeos explicando a diferença entre Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Em 2021, a Academia decidiu juntar as duas categorias. Melhor Som reconhece os sonoplastas responsáveis pela parte sonora do filme ganhador.
+++LEIA MAIS: Oscar 2023: Academia teria recusado participação de Volodymyr Zelensky na cerimônia
Documentário é o filme não-ficcional responsável por explorar a realidade de certo tema, com um tom mais jornalístico. A categoria apareceu pela primeira vez na 15ª edição do Oscar em 1943. Em 2020, a produção brasileira Democracia em Vertigem foi indicada ao prêmio, mas perdeu para Indústria Americana.
Um documentário em curta-metragem é definido como um filme de não-ficção responsável por lidar criativamente com assuntos culturais, artísticos, históricos, sociais, científicos, econômicos, etc. O último ganhador foi The Queen of Basketball.
+++LEIA MAIS: Após ganhar o Oscar, Whoopi Goldberg pagou jantar para atrizes concorrentes
Reconhece os melhores filmes produzidos fora dos Estados Unidos. O Brasil foi indicado quatro vezes na categoria: O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que é Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1998), mas nunca venceu. Em 2023, o escolhido pelo país foi Marte Um, mas o longa nem chegou até a pré-lista.
Reconhece o filme com a melhor direção de arte. Originalmente, a categoria tinha o nome de Melhor Direção de Arte, mas foi alterado para o nome atual em 2012.
+++LEIA MAIS: Cate Blanchett quer parar de atuar após indicação no Oscar 2023 por Tár; entenda
Existente desde 1934, premia editores dos filmes, responsáveis por dar sentido ao longa, montando cenas coerentes. O diretor brasileiro Daniel Rezende foi indicado, em 2004, por Cidade de Deus, mas perdeu para Jamie Selkirk, de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.
Destaca o trabalho do melhor diretor de fotografia, responsável pelas imagens dos filmes, no ano. O profissional também supervisiona toda equipe de filmagem. Os primeiros vencedores foram Charles Rosher e Karl Struss, por Sunrise: A Song of Two Humans (1927).
Na história do Oscar, esta é a primeira categoria a reconhecer técnicas dos efeitos especiais nos filmes. Estreou em 1929 como Melhor Engenharia de Efeitos, e premiou Roy Pomeroy, quem trabalhou em Wings (1927).
Tradicionalmente, apenas três filmes eram indicados na categoria sobre as melhores realizações em maquiagem e penteados em um longa. Porém, em 2021, a Academia inovou e nomeou cinco produções: Emma, Era uma vez um sonho, A Voz Suprema do Blues, Mank e Pinóquio. Em 2023, concorrem Nada de Novo no Front, Batman, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Elvis e A Baleia.
+++LEIA MAIS: Após tapa, Oscar 2023 terá equipe para gestão de crise durante a cerimônia
Uma das categorias mais recentes do Oscar, Melhor Animação começou em 2002 e premiou o melhor filme animado daquele ano: o clássico Shrek.
Criada na sétima edição do Oscar, Melhor Canção Original reconhece as músicas feitas para um filme específico. Os indicados e vencedores são escolhidos por compositores e letristas integrantes da Academia. Em 2023, cantoras como Rihanna e Lady Gaga estão nomeadas na categoria.
Melhor Ator e Melhor Atriz premiam os artistas de maior destaque em papéis principais nos filmes. Na categoria de Melhor Ator, o maior vencedor é Daniel Day-Lewis, com três prêmios. O mais jovem a ganhar foi Adrien Brody, com 29 anos. Ao todo, 85 atores receberam esse Oscar.
Em Melhor Atriz, quem mais ganhou foi Katharine Hepbur, com quatro estatuetas. Doze artistas tiveram, pelo menos, duas vitórias: Luise Rainer, Bette Davis, Olivia de Havilland, Vivien Leigh, Ingrid Bergman, Elizabeth Taylor, Glenda Jackson, Jane Fonda, Sally Field, Jodie Foster, Hilary Swank, Meryl Streep e Frances McDormand.
+++LEIA MAIS: 6 atores com várias indicações ao Oscar - mas nenhuma vitória [LISTA]
Uma das categorias mais desiguais do Oscar, Melhor Diretor reconhece o filme com a melhor direção do ano. Em 93 edições, 502 homens receberam indicações, enquanto apenas sete mulheres concorreram.
O maior vencedor é John Ford, com quatro estatuetas, seguido de Frank Capra e William Wyler, ambos com três.
+++LEIA MAIS: Oscar 2023: 4 pratos de filmes indicados ao prêmio para assistir à cerimônia
A principal categoria de todas as cerimônias do Oscar, Melhor Filme premiou apenas um filme de língua não inglesa até os dias de hoje: Parasita, de Bong Joon-ho.
No Oscar 2017, a Academia cometeu uma das maiores gafes da história da premiação. Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram La La Land como Melhor Filme e os produtores agradeceram o reconhecimento. No entanto, o real vencedor era Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016).
+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Nomadland, vencedor do Oscar de Melhor Filme [LISTA]