Atriz de …E O Vento Levou foi a primeira artista negra a vencer a premiação
A estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante vencida por Hattie McDaniel em 1940 por seu papel em …E O Vento Levou(1939) é um marco para a história do cinema por se tratar do primeiro Oscar para uma pessoa negra. Acontece que o prêmio, deixado pela atriz para a universidade de Howard após sua morte em 1952, desapareceu na década de 1960.
No Museu da Academia de Cinema de Hollywood, onde há uma série de estatuetas emprestadas para exposição, há um lugar vazio que pertencia apo prêmio de McDaniel. Nesta terça, 26, no entanto, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que pretende resolver a situação, oferecendo um novo Oscar ao Chadwick A. Boseman College of Fine Arts da Howard University.
+++LEIA MAIS: E o Vento Levou: Vivien Leigh sofreu overdose acidental durante filmagens; entenda
A atriz nunca chegou a receber uma estatueta, mas uma placa, como era costume para atores e atrizes coadjuvantes entre 1936 e 1942, mas a substituta será a icônica estátua. No dia 1º de outubto haverá uma cerimônia em celebração à vida e o legado da atriz no Howard's Ira Aldridge Theatre, chamada Hattie's Come Home.
“Hattie McDaniel foi uma artista inovadora que mudou o curso do cinema e impactou gerações de artistas que a seguiram”, diz um comunicado da Academia assinado pelo CEO, Bill Kramer e. “Estamos entusiasmados em apresentar um substituto ao Oscar de Hattie McDaniel para a Howard University. Esta importante ocasião celebrará o notável trabalho artesanal e a vitória histórica de Hattie McDaniel.”