Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Ouça Jimi Hendrix tocando “Power of Soul” com a Band of Gypsys em versão inédita

Gravação estará presente no disco ao vivo Machine Gun: The Fillmore East First Show 12/31/69, a ser lançado em 30 de setembro

Rolling Stone EUA Publicado em 09/08/2016, às 20h04 - Atualizado às 20h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix em ação no Atlanta International Pop Festival - Reprodução/Vídeo
Jimi Hendrix em ação no Atlanta International Pop Festival - Reprodução/Vídeo

Ao fim de 1969, Jimi Hendrix já tinha deixado o Jimi Hendrix Experience, tocado em Woodstock e criado um novo – e de curta vida – grupo, chamado Band of Gypsys. A banda fez a apresentação de estreia no Fillmore East, em Nova York, durante uma noite de ano novo.

LEIA TAMBÉM

[Galeria] Melhores segundos discos de grandes nomes da música

[Lista] Os 100 maiores guitarristas de todos os tempos

[Arquivo] Relembre grandes momentos do festival Woodstock

Eles tocaram dois sets aquela noite e dois na noite seguinte, sendo que o show de 1º de janeiro serviu como base para o lançamento do famoso LP Band of Gypsys, de 1970. Mas a apresentação da noite anterior, na qual Hendrix tocou com Billy Cox (baixo) e Buddy Miles (bateria) em um palco pela primeira vez, vai ganhar um lançamento sob o nome Machine Gun: The Fillmore East First Show 12/31/69, em 30 de setembro.

Uma gravação da primeira faixa tocada naquela noite, “Power of Soul”, ganhou vida esta semana. A performance, que começa com um blues rosnado de Hendrix e se transforma com uma seção rítmica fluida e cheia de groove, é incendiária e mostra o potencial que o grupo tinha para shows. Eles, contudo, se separaram em menos de um mês.

O engenheiro de som e produtor Eddie Kramer, que trabalhou nas mais famosas gravações da vida de Hendrix, mixou Machine Gun a partir da fita máster original de oito canais para lançá-la em CD, vinil duplo e em edição digital.

Ouça “Power of Soul” abaixo.