Alice Cooper, mestre do rock teatral, completa 73 anos nesta quinta, 4
Nesta quinta, 4, Alice Cooper, um dos artistas visuais mais criativos da música, considerado o pai do 'rock horror show', celebra 73 anos de idade.
Nascido Vincent Damon Furnier, o cantor moldou futuras gerações do rock, heavy metal e até do pop ao incorporar o personagem Alice Cooper nos palcos desde o início da década de 1970. Suas apresentações transformaram simples concertos musicais em espetáculos.
Além de inserir a corpse-paint (pintura facial) no mundo da música, Alice apresentava outros elementos que complementavam a sua arte, como espadas, bonecas, vestidos de noivas, guilhotinas e cobras de verdade. Cada objeto fazia parte do roteiro teatral de seus shows, sempre com ênfase no terror.
Para celebrar o aniversário de Alice Cooper, listamos alguns artistas que foram impactados e influenciados pelo mestre do terror musical. Confira:
Os mascados do Kiss surgiram poucos anos após Alice Cooper e elevaram o "rock horror show" a outro patamar, inserindo explosões, fogos de artifícios e fazendo integrantes voarem em seus concertos. O grupo de Gene Simmons e Paul Stanley transformou o entretenimento criado por "tia Alice" em um grande negócio do show business.
No heavy metal, ninguém representa melhor Alice Cooper do que o dinamarquês King Diamond. Tanto em carreira solo quanto em sua banda, a Mercyful Fate, o "rei diamante" exibe uma arte carregada de "horror show".
Marilyn Manson foi um pouco além nas influências deixadas por Alice Cooper, mas não deixa de ser um devoto do cantor. O artista, autodenominado "Anticristo Superstar", surgiu com músicas sobre violência e que atacam religiões como o cristianismo, por exemplo. Ele também leva o personagem dos palcos para a vida.
Rob Zombie talvez seja o artista que mais se conecta com Alice Cooper. A arte apresentada pelo ex-vocalista do White Zombie é baseada no terror clássico, fictício e trash de dráculas, frankensteins, múmias e lobisomens. A admiração mútua levou os artistas a serem grandes amigos.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
Com certeza, a Lady Gaga visualmente excêntrica que conhecemos não existiria se não fosse por Alice Cooper. Ela continuaria sendo uma brilhante cantora, óbvio, mas sem chamar a atenção como consegue fazer tão bem com figurinos incríveis.
Dos artistas recentes, os suecos do Ghostsão os que mais levam ao 'pé da letra' a encenação teatral criada por Alice Cooper, tanto nos concertos quanto nos visuais.
Os alemães do Rammstein não chegam a inserir o "rock horror show" em sua arte, mas seus concertos repletos de fogos, lança-chamas e com variações de entretenimento em cada música, são espetáculos que fariam Alice Cooper se divertir muito.
+++LEIA MAIS: Alice Cooper detalha pacto de morte que fez com sua esposa Sheryl Goddard
+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL