Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Pantera comemora os 20 anos de Far Beyond Driven com disco duplo; ouça versão ao vivo de “Strength Beyond Strength”

Além do álbum completo e remasterizado, lançamento trará a apresentação da banda no Monsters of Rock de 1994, realizado no Donington Park, no Reino Unido

KORY GROW Publicado em 18/03/2014, às 11h05 - Atualizado às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pantera - Reprodução / Facebook
Pantera - Reprodução / Facebook

Nesta semana, há duas décadas, a banda Pantera lançava o sétimo e peso-pesado disco, Far Beyond Driven, e chegava ao primeiro lugar das paradas norte-americanas. Até mesmo se comparado a outros discos de metal, de bandas como Metallica ou Slipknot, que também alcançaram a mesma façanha, o fato se mantém notável por fazer o heavy soar mais alto durante a geração do grunge. O Pantera sempre se orgulhou de ser uma alternativa para os alternativos. “Nós falávamos que éramos ‘heavy’ metal quando isso não era nada legal”, disse o baterista Vinnie Paul, que agora toca com o grupo de metal Hellyeah, à Rolling Stone EUA. “As pessoas faziam qualquer coisa para classificar a banda delas de outra coisa – ‘alternativo’ ou outro nome – apenas para não ser jogada na categoria de heavy metal. E nós carregávamos esta bandeira. Este disco foi muito extremo se comparado com qualquer outra coisa que tinha sido lançada naquela época.”

Bandas do Monsters of Rock preferem alimentos vegetarianos e pouco álcool.

Abrindo o disco com bastante força vinha a faixa “Strength Beyond Strength”. Com ritmo galopante, freadas e uivos de Phil Anselmo como um animal ferido, a canção trazia toda a agressividade com a qual o Pantera garantiu seu espaço no mainstream. Recordando aquela época, Paul diz que “Strength Beyond Strength” era a faixa perfeita para abrir o disco. “Era pesada, era rápida, e nós sabíamos que seria uma canção matadora para tocar ao vivo”, disse ele. “Tinha tudo o que a banda representava naquele tempo”.

Adolescente em estado terminal realiza último desejo tocando com Phil Anselmo.

Depois que o disco saiu, o grupo entrou em uma turnê implacável. O baterista diz que o grupo fez 312 shows ao longo de um ano. Mas entre as três centenas, um ainda é especial: o festival Monsters of Rock de 1994, que foi realizado no Donington Park, no Reino Unido. Uma recém-masterizada edição dos 20 anos de aniversário de Far Beyond Driven traz no segundo álbum a performance do grupo ao vivo naquele show. Far Beyond Bootleg – Live From Donington '94 traz ainda faixas favoritas dos fãs como “Walk”, “A New Level” e “Mouth for War”, assim como a faixa que abre o disco Far Beyond Driven, lançada com exclusividade pela Rolling Stone EUA.

Ouça a versão ao vivo de “Strength Beyond Strength” no Monsters of Rock de 1994:

A apresentação, diz Paul, é difícil de esquecer. “Eu lembro que estava chovendo muito”, disse ele. “E nós pensamos: que merda.’ E então fomos lá e as 100 mil pessoas enlouqueceram. Acabou sendo um show realmente emocionante.”