O filme sul-coreano ganhou o Oscar de Melhor Filme, mas pode ter sido inspirado em longa brasileiro
Parasita, do diretor Bong Joon-Ho, ganhou o Oscar 2020 de Melhor Filme, mas será que o roteiro é, realmente, original? Teoria indica que o diretor, auto-declarado admirador do cinema brasileiro, se inspirou em Sonho de Verão, lançado em 1990 e estrelado por Sérgio Mallandro e as Paquitas.
+++LEIA MAIS: 6 filmes para entender Bong Joon Ho, o diretor de Parasita
Segundo o site Hypeness, a teoria iniciou quando Candidato Honesto, estrelado por Leandro Hassum, alcançou o topo das bilheterias na Coreia do Sul, país de Parasita. Confira 3 motivos para acreditar que Bong Joon-Ho realmente se inspirou em Sonho de Verão:
Parasita fala sobre um jovem desempregado que arranja trabalho na casa de uma família rica, conseguindo um um serviço para o pai, mãe e irmã dele com o objetivo de usufruírem o luxo vivido pela família Park. Quando os donos da casa viajam, a família aproveita a mansão, até que acontece uma tragédia.
Em Sonho de Verão, uma família rica do Rio de Janeiro sai em viagem para os EUA enquanto uma filha fica em casa. Sérgio Mallandro, taxista que leva a família para o aeroporto, ouve a conversa e se oferece para trabalhar na casa, arranjando serviço para a namorada e amigos dele. Enquanto a família está fora, Mallandro e os personagens usufruem os luxos da casa.
No filme sul-coreano, o personagem “parasita” é o filho, que leva a família e a irmã para a casa dos ricos com o objetivo de fazer amizade com eles. Em Sonho de Verão, Sérgio Malandro faz o papel parasitário, chamando também a namorada e amigos para usufruírem o luxo da classe alta.
Nas duas obras, a armação do menos favorecido para cima da família rica é a mesma, tanto na vontade de tirar vantagem e, ao mesmo tempo, querer a vida da classe alta. No entanto, Parasitaconta com um simbolismos e violência explícita enquanto Sonho de Verão acaba com clima de festa e confusão na casa.
+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA