Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Patti Smith fala sobre fazer shows com os filhos: 'Muito reconfortante'

Poetisa e cantora, Smith é considerada uma lenda do movimento punk

JERRY PORTWOOD, Rolling Stone EUA Publicado em 10/11/2020, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Patti Smith (Foto: Owen Sweeney Invision / AP)
Patti Smith (Foto: Owen Sweeney Invision / AP)

Patti Smith nunca se esquivou do lado trágico da vida, mas quando ela conversou com a Rolling Stone EUA em outubro, ela estava otimista. “Na estrada, eles têm esses televisores LG e quando você os liga, diz: A vida é boa. Eu amo isso”, disse.

+++LEIA MAIS: Há 44 anos, Patti Smith revolucionava o punk ao lançar Horses, primeiro disco da carreira

“Na verdade, eu digo em voz alta quando ligo: 'A vida é boa'. Porque há um milhão de razões pelas quais podemos dizer que as coisas são terríveis no mundo, mas quando você chega no fundo, você sabe, estar vivo. Quero dizer, é a melhor coisa que temos.”

Em setembro, Smith realizou três apresentações intimistas no Minetta Lane Theatre no Greenwich Village de Nova York. Elas aconteceram com os filhos dela, Jackson e Jesse Paris, e o colaborador de longa data Tony Shanahan. Mais tarde produzidos como o audiolivro Patti Smith no Minetta Lane, os shows contaram com poesia e nove canções abrangendo mais de 40 anos de produção criativa.

+++LEIA MAIS: As 15 músicas favoritas de Patti Smith são perfeitas para a quarentena; de Beatles a Bob Dylan [LISTA]

Em entrevista para a Rolling Stone EUA,Smith falou sobre a maternidade e a experiência profissional com os filhos: "Como uma jovem artista, você se torna o centro do universo, de uma certa maneira. Você é muito pretensioso, mas preocupado consigo mesmo. É apenas parte da arrogância de ser um artista. E após ter uma família, você percebe que não é o centro do universo. Essa foi uma boa lição para aprender, porque eu ainda era capaz de fazer meu trabalho - eu só tinha que ser mais disciplinada".

Smith também explicou que gosta de se apresentar com os filhos: “Somos uma família. Todos nós temos responsabilidades profissionais, mas eu ainda sou a mãe deles, você sabe, e eles são meus filhos, e às vezes é engraçado e às vezes muito reconfortante. Sempre disse a eles: ‘Não se preocupe se você errar ou eu errar - apenas faça o melhor que puder e mantenha a comunicação’”.

+++ LEIA MAIS:  Patti Smith escreve poema de aniversário para Greta Thunberg

Ela continuou: “Também adoro trabalhar com eles porque ambos têm aspectos do pai [ex-guitarrista do MC5 Fred “Sonic” Smith], e ele era um ótimo músico. Ambos o magnificam. Meu filho tem tons de guitarra que soam como do pai, e minha filha tem um jeito compositor ao piano muito parecido com o pai dela, e eu realmente sinto a presença dele conosco quando estamos todos tocando juntos”. 

Confira a entrevista completa no site da Rolling Stone EUA.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL