Paulo César Peréio: 5 filmes no streaming para ver já e celebrar a vida do ator
O icônico ator gaúcho Paulo César de Campos Velho, mais conhecido como Paulo César Peréio, faleceu neste domingo, aos 83 anos
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)
Publicado em 13/05/2024, às 14h59O Brasil perdeu neste domingo,12, um dos atores mais irreverentes da dramaturgia nacional. Paulo César Pereio, faleceu aos 83 anos, em decorrência de uma doença hepática em estágio avançado. Nascido em Alegrete, no Rio Grande do Sul, no ano de 1940, o ator teve participações no cinema, no teatro e na televisão.
Pereio trabalhou com alguns dos nomes mais importantes do cinema nacional, como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra. Ao longo da carreira, esteve envolvido na produção de 60 filmes.
++++LEIA MAIS: Cinemateca Brasileira convida pesquisadores para desvendar acervo de nitratos
"Brilhe, como sempre, nos palcos e telas do céu para que todos nós sejamos abençoados pelo seu talento, sua verdade e sua coragem! Te amo e te reverencio imenso! Obrigada pelos nossos sagrados filhos, obrigada, obrigada, obrigada! Vai na luz meu companheiro, com todo meu amor! Salve PauloCésar Peréio!!!!!" escreveu em publicação nas redes sociais a atriz e apresentadora Cissa Guimarães, com quem o ator foi casado. Para celebrar a carreira de Peréio, deixamos abaixo 5 filmes dos quais ele participou.
A Dama do Lotação (1978), de Neville D'Almeida
Onde assistir: Globoplay
Solange e Carlos se conhecem desde a infância e se casam. Na noite de núpcias, Solange resiste ao seu marido, que, impaciente, acaba estuprando-a. Solange fica traumatizada e, apesar de desejar Carlos, não quer mais nada com ele. Para se satisfazer, ela começa a fazer sexo com homens que não conhece, que encontra andando de lotação.
Vai Trabalhar, Vagabundo! (1973), de Hugo Carvana
Onde assistir: Prime Video
Dino acabou de deixar a prisão e quer aproveitar a liberdade, revendo os velhos amigos e namoradas. Ele se recusa a trabalhar, preferindo viver na vadiagem. Ao saber que o local onde jogava sinuca está em baixa, ele elabora um plano que fará com que o maior confronto da história da malandragem carioca, entre Babalu e Russo, aconteça mais uma vez. Ele só não esperava que os dois jogadores estivessem com seus próprios problemas.
Bar Esperança (1983), de Hugo Carvana
Onde assistir: Prime Video
Os frequentadores de um bar no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, vivem de nostalgia. Entre eles, um jornalista insatisfeito, uma atriz à espera de um papel, um escritor e um artista plástico querendo vender seus quadros.
+++LEIA MAIS: Mãe de Cazuza celebra homenagem de Madonna ao filho: "Muito emocionante"
Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977), de Héctor Babenco
Onde assitir: Globoplay, Netflix e Prime Video
Na década de 1970, o assaltante de bancos Lúcio Flávio monopoliza as manchetes por seus assaltos ousados e fugas espetaculares. Pouco antes de morrer, ele revela a um repórter detalhes sobre o envolvimento da polícia com o mundo do crime.
Chuvas de Verão (1978), de Cacá Diegues
Onde assistir: Apple TV+
Afonso decide se aposentar e planeja viver com tranquilidade no subúrbio onde mora. Durante um tórrido verão, em sua primeira semana de ócio, ele se envolve com os problemas de sua filha, dos amigos e da vizinhança, aprendendo a viver novamente. Ele também se apaixona por Isaura, sua vizinha de tantos anos, com quem começa uma relação de amizade, amor e respeito.
+++LEIA MAIS: Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS