Diretora de fotografia, Halyna Hutchins morreu após ser baleada em filmagens de Rust, estrelado por Alec Baldwin
Ator de produções como Pearl Harbor (2001) e Os Fantasmas Se Divertem (1988), Alec Baldwin estampou manchetes após matar acidentalmente, no set do filme Rust, a diretora de fotografia Halyna Hutchins em outubro de 2021. Mais de um ano depois, o artista pode ter pena reduzida na acusação de homicídio culposo, segundo informações do The Hollywood Reporter.
Vale lembrar como, além de Baldwin, Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas do set (que não deveriam ter munição real), também é acusada por homicídio culposo. Como o site relatou, essa acusação permanece, mas o promotor distrital de Santa Fé removeu o aprimoramento da arma de fogo de uma segunda acusação. Ou seja, uma possível sentença de prisão de cinco anos para a dupla não é mais possível.
+++LEIA MAIS: Rust: Alec Baldwin queria concluir filmagens após morte de diretora de fotografia
Agora, caso os dois recebam sentença de homicídio culposo, pode pegar no máximo 18 meses de prisão. "Para evitar mais distrações litigiosas por parte do Sr. Baldwin e seus advogados, o Promotor Distrital e o promotor especial removeram o aprimoramento de arma de fogo para as acusações de homicídio involuntário na morte de Halyna Hutchins no set de filmagem de Rust," afirmou porta-voz do Primeiro Promotor Judicial do Novo México, Heather Brewer.
A prioridade da promotoria é garantir justiça, não garantir horas faturáveis para advogados de cidades grandes.
Já Jason Bowles, advogado de Hannah Gutierrez-Reed, declarou como "aplaude a decisão do promotor distrital e foi a decisão certa, eticamente e com base no mérito."
Um ano após o incidente, Baldwin entrou com uma ação por negligência e indenização contra diversos integrantes da produção de Rust, como a própria Gutierrez-Reed, Seth Kenney (fornecedor de armas e munições), David Halls (primeiro assistente de direção) e Sarah Zachry (mestre de propriedades). Os acusados negaram responsabilidade.
"Essa tragédia aconteceu porque balas reais foram entregues ao set e carregadas na arma, Gutierrez-Reed falhou em verificar as balas ou a arma com cuidado, Halls falhou para verificar a arma com cuidado e ainda anunciar que a arma estava segura antes de entregá-la a Baldwin, e Zachry não revelou que Gutierrez-Reed estava agindo de forma imprudente fora do set e era um risco de segurança para aqueles ao seu redor," explicou Luke Nikas, advogado do ator.
+++LEIA MAIS: Rust: Alec Baldwin temeu ataque dos apoiadores de Trump após tiro no set