O prefeito de Liverpool afirmou que vai investigar uma possível ligação histórica entre a rua e James Penny
Em Liverpool, na Inglaterra, a rua Penny Lane, que foi homenageada em uma das canções dos Beatles, pode mudar de nome caso seja comprovada alguma ligação entre a via e o traficante de escravos James Penny, segundo a NME.
Com o crescimento dos protestos contra o racismo e a violência policial no mundo, o Reino Unido se tornou palco de manifestações que derrubaram estátuas que vangloriavam donos e vendedores de escravos.
Após a rua Penny Lane ter sido pichada pelos protestante, o prefeito da cidade, Steve Rotherham, declarou que a mudança oficial do nome pode ser feita se for comprovada a ligação histórica
“Se é uma consequência direta a rua ser chamada de Penny Lane por causa de James Penny, então, isso precisa ser investigado [...] Algo precisa acontecer e eu diria que a placa e a rua estão sob o perigo de serem renomeadas”, disse a autoridade para a Sky News.
+++LEIA MAIS: Tudo sobre o assassinato de John Lennon: balas de ponta oca, foto icônica e mais
Contudo, o prefeito disse que não existe nenhuma evidência sobre a ligação e que o nome Penny pode ter surgido por causa de um pedágio pago em centavos, em inglês, penny, para atravessar a rua. O Museu Internacional da Escravidão também declarou que a suposição é “inconclusiva”.
“Imagine não ter a Penny Lane e a música dos Beatles não ser sobre algum lugar”, disse Rotherham. “Eu não acredito que esteja associado a James Penny [...] Não estou fingindo ou não pretendo dizer às pessoas das comunidades da região de Liverpool o que elas deveriam estar pensando.”
+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO