A Universidade de Warwick, na Inglaterra, afirma que adolescentes consomem o gênero para lidar com a pressão de serem talentosos
Segundo uma pesquisa conduzida pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, adolescentes ouvem heavy metal para lidar com a pressão de serem talentosos.
Estudiosos analisaram 1.057 jovens da Academy for Gifted and Talented Youth (Academia Nacional Para Jovens Especialmente Dotados e Talentosos), em que 120 mil estudantes estão entre os 5% que possuem melhor desempenho entre os jovens ingleses com as faixas etárias de 11 a 19 anos.
+++ LEIA MAIS: Banda de heavy metal iraniana é condenada a 14 anos de prisão e 74 chibatadas
A pesquisa também constatou que a devoção pelo gênero musical está longe de ser um ato de rebeldia e pouca hablidade acadêmica, já que os adolescentes que gostam são brilhantes e ouvem a música para lidar com o estresse.
+++ LEIA MAIS: Maior fã de Black Sabbath terá sala recriada em exposição sobre os 50 anos da banda
O psicólogo da Universidade de Warwick, Stuart Cadwallader, explica: "Há um senso comum de que estudantes talentosos gostam de música clássica e gastam muito de seu tempo lendo. É um estereótipo não muito preciso. Há estudos que ligam o Heavy Metal a fraca performance acadêmica e delinquência, mas encontramos um grupo que contradiz isso. É um grupo com auto-estima abaixo da média que não se sente incluido [na sociedade]. Eles sofrem de estresse e se voltam ao Heavy Metal como uma forma de aliviar esse sintoma."
"Os participantes disseram que apreciam a complexidade e o conteúdo político do heavy metal mais do que o da música pop."
+++ LEIA MAIS: Estudo indica que heavy metal e música clássica atrapalham na direção
Os dados foram exibidos na conferência da British Psychological Society e confirmou que quando os jovens foram questionados sobre o seu tipo favorito de música, 39% indicaram Rock, 18% R&B e 14% pop. 6% indicaram o Heavy Metal.