Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Pessoas querem 'cancelar' criador de Rick and Morty de novo por vídeo antigo - pelo o qual, ele inclusive, já foi 'cancelado' e pediu desculpas

Escritor havia feito uma paródia de Dexter

Redação Publicado em 14/08/2020, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dan Harmon durante San Diego Comic-Con (Foto: Christy Radecic/Invision/AP)
Dan Harmon durante San Diego Comic-Con (Foto: Christy Radecic/Invision/AP)

Nos últimos anos, Dan Harmon, criador de Community e Rick and Morty, se envolveu em diversas polêmicas e fez vários pedidos de desculpa. Na última quinta, 13, usuários do Twitter queriam cancelar ele por um vídeo antigo - pelo o qual ele já foi cancelado e pediu desculpas. O vídeo em questão era uma paródia da série Dexter, chamada Daryl pelo Adult Swim, que muitos consideraram ofensiva - e com razão - porque simulava estupro de uma boneca.

Um trecho do vídeo foi circulado no Twitter com a hashtag “save the children” ("salve as crianças", na tradução livre), para, de acordo com o Uproxx, em uma tentativa de cancelar algo relacionado ao Adult Swim, com o intuito de proteção das crianças. No entanto, a paródia ficou viral em 2009, quando Dexter ainda era exibida pelo Showtime nos Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: O que é Bardcore: os covers medievais maravilhosos que ganharam força durante a pandemia

Como o Deadline observou em 2018, Harmon se desculpou pelo vídeo "desagradável" que ele fez como parte de um festival de comédia no qual ele excluiu a conta do Twitter quando o vídeo reapareceu. Dan Harmon emitiu um pedido de desculpas enquanto o vídeo se espalhava, e tanto ele quanto Adult Swim se distanciaram da tentativa de comédia que não foi bem recebida em 2009 e 2018.

"Em 2009, fiz um 'piloto' que se esforçou para parodiar a série Dexter e só conseguiu ofender. Eu rapidamente percebi que o conteúdo era muito desagradável e tirei o vídeo do ar imediatamente", disse o escritor em 2018 (via Deadline). "Ninguém deveria ter que ver o que você viu e por isso, eu sinceramente peço desculpas".

+++LEIA MAIS: Phoebe Bridgers acha Eric Clapton um ‘músico extremamente medíocre’

Em 2020, clipes de Daryl reapareceram na web e circularam por uma série de contas que se concentraram nas últimas semanas no tráfico de crianças e abuso sexual. Segundo o Uproxx, o vídeo, junto do cancelamento de Harmon e Rick And Morty, circularam com #savethechildren. Como o site Uproxx relatou, essa hashtag havia sido cooptada por alguma informação errada sobre pedofilia e teorias da conspiração.

Então, a hashtag foi supostamente desativada temporariamente, porque a rede social precisou remover conteúdo que realmente retratava abuso infantil e conspirações, no lugar de agregar apoio contra isso.

+++LEIA MAIS: Supernatural: roteiro dos episódios finais da série é alterado por conta da pandemia; entenda

Ficou evidente que Harmon já tentou publicamente confessar o erro da piada que definitivamente não deu certo e nem envelheceu bem. Mas pedir desculpas por algo não o deixa totalmente imune, porque a lista de controvérsias do escritor é bastante longa.

Dan Harmon se desculpou por uma série de coisas consideradas insensíveis aos fãs ao longo dos anos, como por exemplo o suposto assédio sexual sofrido pela ex-roteirista de Community, Megan Ganz.


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS