No Brasil, três a cada quatro pessoas jogam jogos eletrônicos; saiba quais os gêneros musicais favoritos entre os gamers
Segundo a Pesquisa Game Brasil, três a cada quatro brasileiros (74,5%) afirmam jogar jogos eletrônicos e quase metade (45%) gostam de ouvir música durante a atividade. O mercado gamer no Brasil não para de crescer e obteve um aumento de 2,5% em comparação ao ano passado, atingindo a maior marca histórica.
O levantamento afirma que o gênero musical favorito entre os jogadores é o Pop com 45,1%, já o segundo, é Rock com 35,9%, seguido de MPB (34,5%), Sertanejo (34%) e Hip Hop/ Rap (27,3%).
+++LEIA MAIS: Di Ferrero sinaliza retorno do Nx Zero: 'totalmente possível'
Os dados divergem no gênero musical mais ouvido no país. Segundo o ranking divulgado pelo Spotify em 2021, o Sertanejo é o gênero mais ouvido, já o Pop aparece em quinto lugar depois do Funk Carioca.
De acordo com a consultoria NewZoo, o mercado de games deve movimentar US$ 203,1 bilhões (R$ 1 trilhão) no mundo em 2022, um crescimento de 5,4% na economia do setor em relação ao ano passado. O que leva as marcas investirem cada vez mais em games. Inclusive a indústria da música.
Não à toa que a Anitta marcou presença no jogo Free Fire com a sua personagem "A Patroa" que pode ser utilizada no game. Além da música "Tropa".
Segundo a Folha de S.Paulo, a cantora se aproximou do mercado gamer após transmitir partida de Free Fire pelo Facebook em 2020.
Agora, para todas as marcas que eu estou fazendo alguma coisa, eu sempre penso no público gamer, em como a gente pode agradar esse público. Acho que, muitas vezes, as marcas esquecem desse mundo, que é imenso e tem um leque de oportunidades", disse Anitta em entrevista coletiva.
Confira abaixo a personagem de Anitta no jogo.
Ver essa foto no Instagram
Anitta não foi a única artista brasileira a investir no setor, em 2018 aconteceu a Final do Campeonato Brasileiro de League of Legends e contou com a abertura do Emicida que compôs a música “Disseram que era só um joguinho”, só para a parceria.
A canção é inspirada nos jogadores de League of Legends e traz ainda os principais jargões de streamers e atletas profissionais de LoL. Confira abaixo a apresentação.
+++LEIA MAIS: ASAP Rocky faria abertura de show do Red Hot Chili Peppers - mas o oposto aconteceu
A Pesquisa Game Brasil faz o levantamento anual do perfil gamer brasileiro, e mostrou também que a classe média representa 62,7% do público de jogos eletrônicos, além de outros dados. A pesquisa também afirma que mais da metade do público é feminino, com 51%.
A PGB é desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM e usou como base 13.051 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março.