Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Por que Al Pacino reescreveu cena de tribunal em Justiça para Todos?

Diretor de Justiça para Todos relembrou fatídica vez em que Al Pacino apareceu com o roteiro reescrito

Isabela Guiduci Publicado em 16/06/2021, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Al Pacino (Foto: Joel C Ryan / Invision / AP)
Al Pacino (Foto: Joel C Ryan / Invision / AP)

Al Pacino conta com uma carreira impecável na atuação, repleta de grandes títulos e histórias icônicas dos bastidores dos filmes. Como lembra o Cheat Sheet, ao pensar em "Pacino" e "tribunal", pensamos em Perfume de Mulher (1993). No entanto, o astro viveu um advogado em Justiça para Todos (1979) - e, inclusive, chegou a reescrever a principal cena.

Justiça para Todos foi dirigido por Norman Jewison. E, para o roteiro, os responsáveis foram Barry Levinson e Valerie Curtin, que se basearam em casos reais de tribunais e entrevistas com profissionais do direito.

+++LEIA MAIS: Por que Keanu Reeves não quis fazer filme com Robert DeNiro e Al Pacino?

Apesar do cuidado para as cenas serem verdadeiras, há momentos que são mais fantasiosos, como quando Arthur Kirkland, de Al Pacino, proclama o cliente culpado perante o tribunal e grita com o juiz. Ao ler o roteiro, no entanto, o astro não concordou com o clímax por pensar que o momento não fosse realista.

Em entrevista à Director's Life, Jewison observa que o ator não considerou a cena realista e realmente reescreveu o diálogo dias antes da filmagem: "Fiquei chocado. Pacino veio até mim e disse que fez algumas mudanças e reescreveu totalmente a cena. E claro que era chato! Não funcionou."

+++LEIA MAIS: Por que Al Pacino e Ford Coppola quase foram demitidos de O Poderoso Chefão?

Por fim, o diretor convenceu Al Pacino a abandonar a reescrita e filmar a cena como os roteiristas originalmente propuseram. O astro concordou e seguiu o conselho do cineasta sobre enfatizar a teatralidade do momento.

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Gucci, filme de Ridley Scott com Robert De Niro, Lady Gaga e mais


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL