Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Por que George Harrison participou pouco do disco Sgt. Pepper's, dos Beatles?

A biografia dos Beatles conta o por quê o guitarrista só teve uma música nesse trabalho

Redação Publicado em 29/07/2019, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison (Foto: Divulgação/AP)
George Harrison (Foto: Divulgação/AP)

O guitarrista dos Beatles,George Harrison, tinha uma relação particular com o oitavo disco de estúdio, o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Ele contou à biografia Anthologyque sentia estar em um momento diferente do restante dos integrantes do grupo. 

No álbum antecessor, Revolver, lançado em 1966, o músico assinou três músicas: "Taxman", "Love You To" e "I Want to Tell You". Ele também tentou emplacar um solo de guitarra em "I'm Only Sleeping", de John Lennon, mas não conseguiu. 

Logo após o Revolver, Harrison, viajou para a Índia com sua esposa Pattie por seis semanas. Não muito tempo depois do retorno, o guitarrista ainda estava com a cabeça na Índia, enquanto a banda já falava sobre o próximo disco. 

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon odiava o som da própria voz nos discos dos Beatles?

Ringo Starrafirmou que o disco era "nosso maior esforço coletivo". Por que então esse trabalho só contou com uma música de Harrison?

“Depois da minha volta [viagem à Índia], tudo parecia ser um trabalho duro e chato. Era fazer algo que eu realmente não queria fazer, e eu estava perdendo o interesse em ser fabuloso naquele momento", afirmou o músico.

O beatle estava em um outro momento. A primeira música que ele sugeriu para o trabalho não deu certo. Ele achou trabalhoso e "um pouco cansativo e chato". 

"Only a Northern Song"  foi negada pelos outros Beatles. E, o produtor George Martin não gostou da faixa e alegou que ela era "fraca". No fim das contas, Harrison só emplacou “Within You Without You”.

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

“O Sgt Pepper's foi o único álbum em que as coisas foram feitas de uma maneira um pouco diferente”, disse ele no livro Anthology. “Muitas das vezes não podíamos tocar como uma banda. Tornou-se um processo de montagem", ele completou.

O músico, na verdade, não foi o único insatisfeito com a própria participação em Sgt. Pepper'sPaul McCartney, por exemplo, criticou a atuação do guitarrista nas gravações do disco: "George não estava muito envolvido nesse álbum. Ele só tinha uma música. E foi o único momento que eu me lembro dele aparecendo nesse trabalho". 

No entanto, essa situação foi incomum para o guitarrista. Nos discos posteriores, Harrison colaborou com composições inesquecíveis pelos fãs. Alguns exemplos são: "Here Comes The Sun"e "Something", faixas do Abbey Road

+++ ENTREVISTA RS: Rubel fala de carreira acidental, conta como criou "Partilhar" e que quer ser popular