Por que George Martin substituiu o solo de George Harrison por vocal de John Lennon no início dos Beatles

Trabalho de Lennon impressionou o produtor da banda na época

Redação

Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

No começo da carreira, os Beatles não tinham muito tempo de estúdio, tanto que eles gravaram o disco de estreia em apenas 10 horas e With The Beatles em sete dias. Além desse desafio, o produtor George Martin controlava bastante as gravações da banda. Em outubro de 1963, essa relação teve um dos ápices, quando Martin tirou o solo de George Harrison pelo vocal de John Lennon em “This Boy”, lado B do single “I Want To Hold Your Hand”.

De acordo com o segundo engenheiro de som Geoff Emerick no livro Here, There and Everywhere, a opinião do produtor sobre o trabalho de Harrison na canção foi negativa: “George Martin não gostou [do solo] nem um pouco”.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney, Beach Boys e um salsão: como isso virou uma música?

Emerick também descreveu o solo de George Harrison na canção como “particularmente sem inspiração” e revelou que Martin quis substituir a parte pelo vocal de Lennon.

No livro, o escritor também comenta que a harmonia vocalizada, cantada por George, John Lennon e Paul McCartney, foi quase perfeita. No entanto, o produtor achava que era necessário colocar algo melhor na parte do meio.

+++LEIA MAIS: Fender oferece 3 meses de aulas de guitarra online; veja

Então, ao invés de usar vocais harmonizados, George Martin preferiu um solo de John Lennon no meio da canção. Para Geoff Emerick, o cantor “atingiu todos os tons e inflexões” durante a gravação. Já George Harrison, infelizmente, veria seus solos serem excluídos de maneira quase constante.


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?

TAGS: Beatles, entretenimento, Geoff Emerick, George Harrison, Here, I Want to Hold Your Hand, John Lennon, meio, música, solo, There and Everywhere, This Boy, vocal