Antes de existir o Led Zeppelin ou até mesmo o Cream, os dois grandes guitarristas eram bons amigos - até que se desentenderam
Antes de existir o Led Zeppelin - ou até mesmo o Cream -, Jimmy Page e Eric Clapton eram bons amigos.
Nos Yardbirds, Clapton destacou-se como um dos principais guitarristas britânicos. O mesmo pode ser dito sobre Page e seu amigo, Jeff Beck, que sucederam Clapton na renomada banda de blues-rock.
Em 1965, quando Clapton deixou os Yardbirds e se juntou a JohnMayall e os Bluesbreakers, ele encontrou Page produzindo-o para uma sessão histórica. Naquela época, Clapton e Page estavam próximos o suficiente, de fato, para Page recusar o convite dos Yardbirds por deferência a Clapton.
No entanto, a relação entre eles se deteriorou tempos depois, quando Page conversou sobre o talento de Clapton com Andrew Loog Oldham, gerente dos Rolling Stones e dono da Immediate Music. Infelizmente, isso se tornou a fonte de um problema contratual.
Oldham obrigou Page a entregar as fitas que ele e Clapton gravaram, citando seu compromisso com a Immediate, onde ele trabalhava. “Eu argumentei que eles não poderiam divulgá-las porque eram apenas variações da estrutura do blues”, diz Page no livro de GeorgeCase, Jimmy Page: Magus, Musician, Man.
Mas Oldham não deu ouvidos às palavras de Page e, antes do lançamento planejado, ele fez Page regravar os overdubs com três dos Rolling Stones - incluindo Mick Jagger na gaita. Então as sessões caseiras de Clapton e Page foram colocadas à venda - o que, segundo Case, provocou uma “certa desconfiança” por parte de Clapton.
Além de não ter tido escolha sobre o lançamento, Page afirma que nunca ganhou dinheiro com a gravação. Mas, de qualquer maneira, não está claro se o casal de velhos amigos reacendeu a amizade que tinham.
Não quer dizer que eles não tiveram mais nenhuma conexão. No final dos anos 1960, Clapton namorou a modelo francesa Charlotte Martin e, depois que eles terminaram, Page e Martin começaram a namorar e tiveram um filho juntos (ScarletPage, nascida em 1971).
No início dos anos 1980, Clapton foi questionado pela Rolling Stone EUA sobre seu relacionamento com Page e Beck. “Eu acredito que o caráter deles tenha se tornado muito claro - se tornou composto”, disse o guitarrista.
+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?