Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Por que Led Zeppelin fez sucesso tão rápido nos EUA?

Rejeitada pelo público britânico, a banda inglesa atingiu a fama mundial após conquistar as multidões norte-americanas

Redação Publicado em 03/12/2019, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Em 1968, o Led Zeppelin foi formado na Inglaterra, mas não conseguiu chamar atenção do público britânico e foi nos Estados Unidos que a banda encontrou o caminho que a levaria para o estrelato e a fama mundial. 

Na biografia não autorizada da banda, publicada em 1985, Stephen Davis explica quais fatores foram essenciais para a trajetória de sucesso da banda no início da carreira.

Com o fim do TheYardbirds,Jimmy Page ganhou os direitos autorais do nome da banda e decidiu adaptá-lo para o novo projeto musical. Então, Page, Robert Plant, John Paul JonesJohn Bonham começam se apresentar pela Inglaterra como The New Yardbirds.

+++ LEIA MAIS:Orgasmos, latas de lixo e explosivos: como nasceu o disco clássico Led Zeppelin II

Após o lançamento do primeiro disco, a banda conseguiu certa repercussão no mercado, mas não causou grande impacto entre o público. Page descreve a divulgação como 'uma piada', pois os ingleses 'não aceitavam nada novo'.

Porém, a banda estava prestes a ganhar um novo rumo ao lado da gravadora Atlantic e do empresário Peter Grant. Com este novo contrato, a banda planejou a primeira viagem para os Estados Unidos.

Depois de algumas apresentações, o Led Zeppelin  já participava da nova cena do rock que surgia e abria shows para artistas consagrados como Vanilla Fudge e Taj Mahal.

+++ LEIA MAIS: Flashback: em 1979, Led Zeppelin quebrava hiato e lançava último disco da carreira 

Grant também foi o responsável por distribuir cópias dos discos da banda nas rádios e divulgar o nome da banda. Mas o que levou Led Zeppelin à fama foram as performances eletrizantes e versões inéditas das músicas ao vivo, que consquistaram rapidamente o público norte-americano.

Em 1969, o Led Zeppelin havia encerrado a primeira turnê internacional e conseguiu alcançar o nível das bandas que, anteriormente, abria os shows. Segundo Davis, foi neste momento que os músicos se consagram na história do rock.

"Quando eles terminaram o show [no dia 31 de janeiro em Nova York]… Iron Butterfly se recusou a continuar [...] O Led Zeppelin não deixou nada para eles", escreveu o autor.


+++ TRÊS DICAS PARA NÃO SER UM 'SACO DE VACILO', POR HOT E OREIA