A banda resistia às tendências da indústria musical como lançar single
O lendário e icônico Led Zeppelin foi realmente uma banda com turnê, discos e palcos. No entanto, evitava ao máximo as tendências da indústria musical como aparecer em programas de televisão ou lançar singles. O Express UK explicou o motivo.
De acordo com o site, o Led Zeppelin não lançou singles por uma série de razões, muitas estão relacionadas aos princípios enquanto músicos, bem como a integridade artística das canções. Além disso, parte da decisão veio do empresário, Peter Grant, que junto dos integrantes, buscava ser uma banda principalmente ao vivo.
+++ LEIA MAIS: Jimmy Page achou que tinha algo de errado com Robert Plant quando eles se conheceram
Tudo começou com a decepcionante recepção da banda no Reino Unido. Com isso, Peter Grant apostou as fichas nos Estados Unidos e trouxe o grupo para o país na esperança de que a carreira crescesse e ganhasse mais atenção.
Segundo Mark Blake, escritor de Bring It On Home: Peter Grant, Led Zeppelin e Beyond —The Story of Rock's Greatest Manager, a ideia do empresário era que os integrantes abrissem a turnê de grandes bandas e tocasse em casas de show de formadores de opinião ao redor do país.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
Assim, para as pessoas conhecerem a tal banda, até então misteriosa, era preciso vê-los ao vivo. Segundo o Express UK, foi a decisão responsável por potencializar a fama incrivelmente rápida.
Outra questão sobre o lançamento de singles está relacionada às rádios norte-americanas. Normalmente, para a música ser divulgada nestes meios era preciso ter apenas três minutos ou menos - realidade um pouco distante para a banda.
+++LEIA MAIS: Para Joni Mitchell, o que tornava o Led Zeppelin tão diferente das outras bandas?
Grande parte das canções do Led Zeppelin, até mesmo clássicas como "Whole Lotta Love", tinham muitos minutos de duração, bem mais que 3. Os integrantes e o empresário não abriam mão da minutagem, porém.
Para o Led Zeppelin, os discos eram mais que apenas uma coleção de canções, eram conceitos a serem compartilhados. Peter, inclusive, certa vez contou que a banda não ia ao estúdio para gravar "apenas um single", as sessões eram sempre pensadas no conjunto do álbum.
+++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL