“É ANARQUIA”

Por que o rock ainda conquista Russell Crowe, segundo o próprio ator

Mesmo após vencer o Oscar e estrelar sucessos, o ator ainda encontra na música a liberdade que Hollywood não oferece

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Russel Crowe em show com a banda dele, Indoor Garden Party (Foto: Gabriel Kuchta/Getty Images)
Russel Crowe em show com sua banda, Indoor Garden Party (Foto: Gabriel Kuchta/Getty Images)

Ator e produtor de cinema neozelandês, Russell Crowe ganhou reconhecimento internacional após vencer o Oscar de Melhor Ator em 2001, por sua interpretação de Maximus Decimus Meridius em Gladiador (2000).

Ele teve papéis de destaque em longas aclamados pela crítica, como O Informante (1999), Uma Mente Brilhante (2001) e Os Miseráveis (2012). Seu filme mais recente, Nuremberg, estreou no AFI Fest na última sexta-feira, 24 de outubro de 2025.

Mas não para por aí: além do currículo extenso no cinema, Crowe também é vocalista de uma banda de rock, recentemente renomeada Indoor Garden Party.

Em entrevista à People na estreia de Nuremberg, ele contou que a banda proporciona uma válvula de escape criativa em meio à vida de ator. “É o meu teatro”, explica. “Já fiz teatro convencional, teatro musical e tudo mais. Mas comecei tocando em bandas de rock and roll, e é um ambiente com o qual me sinto muito à vontade.”

Além do lançamento recente, Crowe continua trabalhando em outros dois projetos: The Last Druid, dirigido por William Eubank, e Unabom, por Janus Metz.

O que é a Indoor Garden Party?

Antes chamada de The Gentleman Barbers, a banda Indoor Garden Party nasceu em 2009, e lançou os álbuns The Musical e Prose And Cons em 2017 e 2024, respectivamente. A formação do grupo não é fixa, e os convidados variam em cada turnê: eles fazem shows em pubs, clubes e teatros que misturam canções originais e covers.

“Gosto de tocar em pubs. Era o que eu fazia quando era mais jovem. Mesmo que meu trabalho principal ocupe muito do meu tempo, nunca deixei de tocar música. Minha jornada no cinema começou tocando em bandas, fazendo turnês e lançando discos” conta Crowe sobre sua trajetória, no portal oficial da banda. “O trabalho com bandas me levou ao teatro musical (Grease, Rocky Horror Show, Blood Brothers) e, milagrosamente, um diretor de cinema me viu atuando em Blood Brothers e me convidou para uma audição”.

Muitos prêmios internacionais depois — incluindo BAFTA, SAG, Oscar e Globo de OuroCrowe ainda mantém seu amor pela performance ao vivo. A banda realizou shows pela Europa e Estados Unidos em 2024, e planeja uma apresentação em Sydney, na Austrália, em dezembro de 2025.

Segundo o artista, a vida nos palcos é muito mais livre do que nos sets de filmagem. “A cada dia [no set] você tem que se submeter ao cronograma, às necessidades do personagem, ao que o produtor quer, ao que o diretor quer, ao que o diretor de fotografia exige, ao que o resto do elenco possa precisar”, exemplifica.

“Quando subo a um palco de rock and roll, é anarquia. Não sei o que vai acontecer”, diz Crowe. “É esse tipo de fator desconhecido, a resposta do público, e o que você cria em conjunto com a banda é um pouco diferente a cada vez.”

O que sabemos sobre Nuremberg

Imagem de divulgação do filme 'Nuremberg', com Russel Crowe (Foto: Reprodução/TMDB)
Imagem de divulgação do filme ‘Nuremberg’ (Foto: Reprodução/TMDB)

O longa é um drama histórico dirigido por James Vanderbilt (roteirista de Zodíaco, O Espetacular Homem-Aranha e Pânico) e acompanha a história do capitão e psiquiatra Douglas M. Kelley (Rami Malek). Durante a Segunda Guerra Mundial, Kelley avalia líderes nazistas para os julgamentos, e fica obcecado em compreender o mal, formando um laço perturbador com Hermann Göring (Russel Crowe).

“O charme é uma das armas mais eficazes do mal”, diz Crowe sobre seu personagem. “Você está lidando com alguém que, como um homem corajoso e inteligente, estava de olho nas oportunidades que se apresentavam a ele. Göring acreditava que podia controlar a narrativa independentemente do que estivesse acontecendo. Como sabemos, isso não se provou correto”, complementa.

Rami, que interpreta o protagonista, afirma que o filme é como uma batalha de inteligência. “E quando você trava uma batalha de qualquer tipo, você usa todo o seu potencial. E foi isso que eu senti dia após dia com Russell”, elogiou. “Russell pode ser muito charmoso e muito cativante, e o mesmo se aplica ao personagem.”

Nuremberg também conta com a participação de atores como Leo Woodall, John Slattery, Colin Hanks e Mark O’Brien. Após sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto, o longa chega aos cinemas estadunidenses em 7 de novembro, mas será lançado no Brasil apenas no primeiro trimestre de 2026.

+++ LEIA MAIS: Gladiador 2: Russel Crowe sente ‘um pouco de ciúme’ da sequência com Paul Mescal

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: gladiador, Indoor Garden Party, james-vanderbilt, Nuremberg, Remi Malek, Russell Crowe