Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Por que fãs dos Beatles acreditam que John Lennon sabotou a última música da banda?

“The Long and Winding Road” foi o último single de John, Paul, George e Ringo

Redação Publicado em 07/12/2019, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles (foto: AP)
Beatles (foto: AP)

Os fãs dos Beatles ou de rock em geral atribuem o fim da banda a última música deles, “The Long and Winding Road”. Quando os Fab Four começaram a trabalhar na faixa em janeiro de 1969, o clima já estava tenso.

Pouco antes de “The Long and Winding Road” ser lançado em 1970, Paul McCartney estava indignado com a diferença entre o conceito original dele para música e o quão diferente ela havia ficado.

+++LEIA MAIS: Quais foram as últimas palavras de George Harrison a Paul McCartney, Ringo Starr e Olivia Harrison?

Até o produtor de John Lennon, Phil Spector, responsável pela montagem do disco Let It Be, tirou sarro da “volta ao básico” da banda, e com razão. Entre muitas coisas, os trabalhos de Spector eram mixar o som de coral e orquestras nas músicas, e exercer críticas construtivas. E a maior crítica de “The Long and Winding Road” era sobre o baixo de John Lennon.

A parte instrumental de Lennon estava tão ruim, dizia Spector, que dificultou o trabalho do produtor, levantando suspeitas de que John tocou mal de propósito, para sabotar a composição de Paul. Mesmo assim, Spector conseguiu organizar a faixa para que ela se tornasse um hit.

+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon não se preocupou com a saída de George Harrison dos Beatles?

Em uma situação normal, a música seria refeita devido a quantidade de erros no baixo de Lennon, mas os membros da banda já mal se falavam em 1970, então Spector tratou de “limpar” a faixa por conta própria. Inseriu os já citados trechos de orquestra e coral para mascarar o baixo e acabou por permitir que uma música com erros fosse para o disco.

Anos depois, vários críticos e jornalistas de música, como JohnHarris, do periódico britânico The Guardian concordam que Lennon praticou “sabotagem musical” no último disco dos Beatles.

Escute a versão do disco Let it Be de “The Long and Winding Road” abaixo:

Escute também a versão sem as adições de corais e orquestras abaixo:


+++ TRÊS DICAS PARA NÃO SER UM 'SACO DE VACILO', POR HOT E OREIA